Algum tempo atrás, a revista estadunidense Car and Driver afirmou que a Mercedes-AMG tinha voltado atrás na decisão de eliminar os motores V8 para os esportivos C63 e E63, com seu retorno programado para em 2026. Os colegas do Motor1.com nos EUA entraram em contato com a marca, mas a empresa se recusou a comentar sobre produtos futuros.

No entanto, novas informações da revista alemã Auto Motor und Sport indicam que o clássico motor de oito cilindros não retornará. Citando um "funcionário familiarizado com o desenvolvimento de produtos", o V8 não retornará aos C63 e E63, chamando o rumor de "pura bobagem".

Mercedes-AMG C63 S E-Performance 2024

Mercedes-AMG C63 S E-Performance 2024

Consequentemente, espera-se que o Classe C mantenha a configuração híbrida plug-in de quatro cilindros, enquanto o Classe E também deverá se entregar ao dowsizing. Ainda não teria sido decidido se o E63 terá motor de seis cilindros em linha ou se será rebaixado para apenas quatro cilindros também.

Por mais que os entusiastas queiram ver o V8 fazer um retorno triunfante, as chances de isso acontecer são mínimas, pelo menos nos países da União Europeia. Regulamentações de emissões cada vez mais rígidas estão tornando cada vez mais difícil para as montadoras vender carros com motores de grande cilindrada. Com o padrão Euro 7 programado para entrar em vigor em 2025, o futuro dos grandes propulsores de combustão interna parece sombrio.

Mercedes-AMG C63 S E-Performance 2024

Outro prego no caixão do V8 na Europa é representado pelos altos impostos que tornam os veículos de alta cilindrada cada vez menos acessíveis. Teria sido consideravelmente mais fácil para AMG, BMW M e Audi Sport manter seus motores de seis e oito cilindros sem recorrer à eletrificação e redução de tamanho se não fosse pelas legislações cada vez mais restritivas.

As montadoras foram criticadas por reduzir o número de cilindros e adicionar eletrificação nos esportivos, mas essa é basicamente a única maneira de manter os carros de desempenho vivos daqui para frente. Sim, um AMG C63 de quatro cilindros é uma ideia difícil de vender, mas ainda é melhor do que nenhum AMG C63. A BMW M já anunciou que todos os modelos da próxima geração serão eletrificados até certo ponto e o Audi Sport não poderá vender os carros da linha RS com motores exclusivamente a gasolina por muito mais tempo.

Vender carros esportivos somente a gasolina fora da União Europeia, onde há regras de emissões menos rigorosas, não parece viável, visto que a Europa é um enorme mercado para a Mercedes-AMG e seus principais rivais. Isso aumentaria os custos de desenvolvimento e o mercado total seria consideravelmente menor os países europeus.

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