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Toyota Yaris Cross híbrido chegará ao Brasil no fim de 2024

Terceiro modelo híbrido flex nacional será montado em Sorocaba (SP)

Toyota Yaris Cross

O próximo carro nacional da Toyota será o Yaris Cross, um SUV compacto que acabou de estrear na Ásia. A própria fabricante confirmou que lançará “um modelo compacto híbrido-flex” no ano que vem, feito em Sorocaba (SP), mas sem dar qualquer outro detalhe. Segundo Rafael Chang, presidente da Toyota no Brasil, o lançamento está previsto para o final do ano que vem.

A informação foi revelada pelo executivo ao site Autoindústria, durante um evento realizado na Universidade de São Paulo (SP) para o lançamento da primeira estação de abastecimento de hidrogênio, feito a partir de etanol. A Toyota está participando do projeto, cedendo uma unidade do sedã Mirai para o laboratório.

Chang comentou como a Toyota foi a primeira a oferecer um carro híbrido flex, aceitando também etanol, com a chegada do Corolla em 2019 e, depois, com o Corolla Cross em 2020. Hoje, a dupla é feita toda no Brasil, exceto pela parte elétrica do sistema híbrido, que vem importado. O executivo diz que a nacionalização é possível, porém dependerá da existência de uma escala grande o suficiente para justificar os custos. O lançamento de mais modelos híbridos ajudará a buscar fornecedores locais para os componentes.

Apesar da declaração de Chang, a Toyota parece estar correndo para mudar este cronograma. Pouco após o Yaris Cross ser mostrado na Ásia, o carro foi visto em testes no Brasil, ainda bem camuflado. Será o primeiro veículo do país a usar a plataforma DNGA, uma versão simplificada da base TNGA usada pelo Corolla, mas já preparada apra eletrificação.

 

Mede 4,31 metros de comprimento, 1,77 m de largura, 1,65 m de altura e com um entre-eixos de 2,62 m. Como comparação, o Hyundai Creta tem 4,30 m, enquanto o Honda HR-V mede 4,33 m. Na Ásia, é vendido com um motor 1.5 de 106 cv e 14 kgfm nas versões mais baratas, enquanto as mais caras adotam um sistema híbrido, formado por um 1.5 de 80 cv e um propulsor elétrico de 90 cv. Existem rumores sobre uma terceira motorização para o futuro, que usaria o 1.5 somente como gerador de energia, movendo o veículo com um motor elétrico.

Para fazer o Yaris Cross no Brasil, a Toyota está investindo R$ 1,63 bilhão tanto na fábrica de Sorocaba quanto de Porto Feliz, esta última responsável pelos motores usados pelos carros nacionais. Caso o cronograma não mude e o presidente da marca no país não esteja despistando, a Toyota pode apresentar o carro em meados do 2º semestre.


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