Lançada em março de 2003 no Gol Power 1.6, a tecnologia Total Flex da Volkswagen completa 20 anos no mercado brasileiro. Em comemoração à data, a marca anuncia lançamento de adesivo exclusivo alusivo ao sistema e que será adotado por todos os veículos da empresa produzidos no Brasil.
De acordo com a Volks, todos os modelos produzidos nas plantas brasileiras (Anchieta, Taubaté e São José dos Pinhais) recebem o emblema comemorativo desde já e assim seguirão até dezembro. A lista inclui todas as versões de Polo, Virtus, Nivus, T‑Cross e Saveiro. O portfólio conta ainda com o Taos, que também conta com motor flex, mas neste caso é produzido na Argentina. O Jetta GLI, mexicano, bebe apenas gasolina.
O adesivo será aplicado no vidro traseiro dos carros e revela o selo exclusivo Total Flex revitalizado para a comemoração. Ao lado, um QR Code direciona o proprietário ao aplicativo do programa Abasteça Consciente, que tem a função de incentivar a escolha do etanol no momento em que o cliente abastece o veículo.
No app, o consumidor pode fazer as contas com a calculadora digital para saber qual combustível é mais vantajoso: etanol ou gasolina. Além disso, a ferramenta mostra qual será a emissão de CO2 (dióxido de carbono) de acordo com o combustível escolhido, considerando a metodologia “poço-à-roda”. A ideia da Volkswagen é fazer o cliente olhar ao mesmo tempo para o bolso e para o meio ambiente.
Responsável por inaugurar a tecnologia no Brasil, o Gol Power tinha motor AP 1.6 modificado para rodar com os dois combustíveis. Em números, rendia 99 cv (5.750 rpm) de potência e 14,3 kgfm (3.000 rpm) de torque com etanol e 97 cv (5.750 rpm) e 14 kgfm (3.000 rpm) com gasolina.
A grande dúvida dos consumidores no começo era sobre o funcionamento do sistema. Muitos achavam que era necessário mudar alguma chave, ou botão no painel, ou até que mesmo que havia dois tanques de combustível. Nada disso existia, assim como hoje. O modelo foi lançado para celebrar os 50 anos da Volkswagen no país, sendo seguido pelo Chevrolet Corsa 1.8 FlexPower, Fiat Palio 1.3 e Ford Fiesta 1.6, também bicombustíveis.
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