Uruguai quer etiquetar nota do Latin NCAP obrigatoriamente nos carros
Se aprovado, projeto fará do país o primeiro do mundo com lei para obrigar rotulagem do tipo
Projeto de lei recentemente apresentado na câmera legislativa do Uruguai prevê mudanças no modo de comercialização de carros no país. A ideia é reforçar ainda mais a importância da segurança veicular e obrigar a etiquetagem, em todos os modelos novos vendidos, da nota obtida nos testes de impacto do Latin NCAP.
O órgão é o principal avaliador da segurança viária de veículos vendidos na América Latina e no Caribe e realiza testes constantes com modelos oferecidos nos países da região. As provas realizadas incluem impacto frontal, impacto lateral, proteção para ocupantes adultos e crianças, proteção para pedestres e avaliação dos sistemas de segurança eletrônicos presentes (controle de estabilidade e assistentes de condução, entre outros).
Dependendo do desempenho obtido nos testes, o Latin NCAP classifica o carro com notas que vão de zero a 5 estrelas, além de percentuais dentro de cada categoria. É justamente essa nota que representantes do parlamento do Uruguai querem etiquetar obrigatoriamente em todos os carros novos vendidos no país.
"A rotulagem requer avaliação do modelo e, mais do que tudo, a informação precisa estar disponível para que o consumidor possa fazer uma compra bem informada. A rotulagem é um acelerador de mudanças para veículos mais seguros", disse um dos defensores da ideia.
De acordo com o projeto, a referida etiqueta deverá listar - além da nota obtida nos testes - todos os itens de segurança presentes no veículo (inclusive aqueles que não são exigidos por lei para comercialização no país). Haverá ainda um QR Code que direcionará o comprador interessado para a versão digital do rótulo no site do órgão governamental uruguaio relacionado.
Se aprovado, o projeto fará do Uruguai o primeiro país do mundo com lei específica para obrigar rotulagem do tipo nos veículos. No Brasil, embora não seja obrigatório, é comum que carros com nota máxima tenham o resultado estampado na carroceria como estratégia de marketing. Já quando o desempenho é ruim, as marcas evitam fazer a associação.
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