Anunciado desde o final do ano passado, o novo protocolo do Latin NCAP para avaliação da segurança veicular na América Latina acaba de entrar oficialmente em vigor. Conforme explica a entidade, as regras atualizadas estão mais rígidas e devem exigir bem mais dos veículos para obtenção da nota máxima. Com as mudanças, o Latin NCAP se aproxima bastante do protocolo usado pelo Euro NCAP desde 2014.
A primeira semelhança diz respeito ao esquema de concessão de notas. A partir de agora, haverá somente uma classificação, de 0 a 5 estrelas, ao contrário do modelo atual que classifica de forma separada as estrelas para adultos e crianças. Para tanto, foi criado um sistema de porcentagem para indicar os resultados de cada categoria (adulto, crianças, proteção para pedestres e assistentes de condução).
Galeria: Fiat Argo e Cronos - Latin NCAP
Será exigida boa performance em todas as quatro áreas simultaneamente para concessão de notas altas. Desempenho ruim, mesmo em apenas um dos aspectos, renderá notas baixas. A classificação máxima de 5 estrelas será obtida apenas pelo veículo que alcançar simultaneamente as seguintes exigências: pontuação de pelo menos 75% na proteção para ocupantes adultos, pelo menos 80% na proteção para ocupantes infantis, pelo menos 50% na proteção para pedestres e pelo menos 75% no quesito tecnologias de assistência e segurança.
Além disso, recursos como controle eletrônico de estabilidade (ESP), lembretes de cinto de segurança dianteiro e traseiro, proteção de pedestres e proteção aprimorada contra impactos laterais ganham mais relevância. O mesmo vale para a oferta de recursos como frenagem de emergência autônoma, tecnologias preventivas como detecção de pontos cegos, assistência de manutenção de pista, entre outros, que renderão pontos.
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No caso do ESP, por exemplo, veículos que não oferecerem o item como padrão em todas as versões sofrerão penalização. A atuação do sistema também será avaliada agora na prática, por meio do temido teste do alce. Criado na Suécia, onde há grande presença desses animais em estradas, o teste avalia o comportamento do veículo em manobras evasivas e tem como objetivo verificar a capacidade de evitar com segurança obstáculos repentinos.
As provas são realizadas com desvios bruscos de rota em velocidades graduais (entre 30 km/h e 70 km/h), de modo a levar a suspensão ao limite com a transferência de peso de um lado para o outro. Os primeiros resultados obtidos dentro deste novo protocolo serão publicados antes do final do ano, provavelmente envolvendo entre três e quatro carros. As novas regras devem valer até o final de 2023.
Fotos: divulgação
Fonte: Latin NCAP