A Porsche comemora os 60 anos do 911 com uma série especial. O Porsche 911 S/T estreia combinando elementos do GT3 Touring e do GT3 RS para criar um modelo leve e focado nas ruas que remete ao 911 S de 1969. Terá somente 1.963 exemplares e os preços nos Estados Unidos começam em $291.650 (R$ 1.400.794).
O 911 comemorativo será oferecido também no Brasil iniciando a pré-venda ainda este ano, porém ainda sem preço confirmado, o que só acontecerá em 2024, quando começarem as entregas. O 911 S/T pesa 1.308 kg, o que lhe confere o menor peso de qualquer 911 da geração 992 atual. A Porsche usou componentes de plástico reforçado com fibra de carbono no capô, nos para-lamas dianteiros, nas portas, no teto, na barra estabilizadora do eixo traseiro e no painel de reforço traseiro.
As rodas, que medem 20 polegadas na frente e 21 polegadas na traseira, são de magnésio. Os freios de composto de cerâmica são de série. O sistema de esterçamento do eixo traseiro não está presente nesta versão. A bateria de partida é uma unidade de íons de lítio. Além disso, conta com vidros mais leves e menos isolamento acústico do que em outras variantes do 911. Tudo isso para reduzir o peso do esportivo.
A potência vem do motor 4.0 boxer de seis cilindros aspirado que produz 525 cv, herdado do GT3 RS. A única opção de câmbio é uma caixa manual de seis marchas com uma relação bem curta, mais até do que no 911 GT3. A Porsche instalou uma transmissão exclusiva mais leve para reduzir o peso em 10,5 kg. A fabricante afirma que o carro: "agora aumenta as rotações com uma velocidade especialmente estimulante". O 911 S/T acelera até 100 km/h em 3,5 segundos, contra os 3,2 s do GT3 RS, enquanto a velocidade máxima é de 300 km/h.
A Porsche mantém a carroceria com aparência suave. Há saídas de ar na dianteira, como no 911 GT3 com o Pacote Touring. A empresa acrescenta um pequeno flap Gurney ao spoiler traseiro ativo. A cabine do 911 S/T vem com assentos concha feitos de plástico reforçado com fibra de carbono ou assentos esportivos Plus com ajuste em quatro posições, dependendo da escolha do cliente (e sem custo adicional). O acabamento pode ser de tecido Classic Cognac com listras pretas ou em couro semi-anilina de dois tons em uma mistura de preto e Classic Cognac. O painel de instrumentos e o relógio do pacote Chrono têm detalhes em verde.
O 911 S/T está disponível com o pacote opcional Heritage Design Package. Ele vem com uma carroceria na cor azul metálico Shore e rodas na cor branca Ceramica. Os compradores podem especificar números de 0 a 99 para os emblemas redondos em cada porta.
Os compradores do 911 S/T podem optar por combinar seu carro com a edição especial do relógio Porsche Design Chronograph 1 - 911 S/T (na galeria acima). Ele tem mostradores adicionais para as funções de ponteiro dos segundos corridos e cronômetro. A imagem de um câmbio manual de seis marchas está entre os marcadores de 1 e 2 horas. Há também exibições de dia e data. O relógio tem uma caixa de titânio e o rotor de corda compartilha um design com as rodas desse carro. O mostrador combina com os detalhes em verde do painel de instrumentos do veículo. O relógio custa US$ 13.500 (R$ 64.840) e é limitado a 1.963 peças, ainda sem preço para o Brasil.
De forma confusa, a Porsche usou o nome 911 ST internamente em 1969, mas comercializou o modelo como 911 S. Era um modelo voltado para o desempenho com ajustes no motor, no chassi e nas rodas.
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