A GWM prepara a chegada da sua marca de elétricos no Brasil, a Ora, e a receita deve ser bem parecida com o que fez com a marca Haval. O primeiro modelo, Ora 03, já mostrado ao público no Festival Interlagos, deve chegar mais barato do que o estimado: R$ 149 mil.
Motor1.com Brasil conversou com concessionários da GWM Brasil, que além de ansiosos, também estão com muita expectativa com a chegada dos veículos elétricos "puros". No Festival, Oswaldo Ramos anunciou que o hatch terá duas versões e preço inicial em torno de R$ 150 mil e início de pré-venda pelo Mercado Livre mediante sinal de R$ 9 mil. A surpresa deve ser o valor de R$ 149 mil, ou seja, a mesma estratégia adotada no Haval H6 que entrou em pré-venda com o mesmo sinal de R$ 9 mil e posteriormente teve seu preço lançamento de R$ 209 mil anunciado.
O que a GWM está decidindo neste momento é a lista de equipamentos da versão inicial, com bateria menor. De acordo com um dos concessionários ouvidos, o objetivo é manter um pacote muito atrativo com os mesmos itens de segurança e a parte de condução seminautônoma do veículo vendido na Europa.
GMW Ora GT 03
Em relação ao visual, o Ora 03 GT será levemente mais largo porque a carroceria tem paralamas esportivos mais pronunciados. Esta configuração contará com teto solar, tampa traseira elétrica e com sensor, bancos dianteiros com massagem/aquecimento/ventilação, sistema easy entry (abertura das portas por aproximação), Full Parking Assist (assistente estacionamento automático similar ao do Haval H6) e câmera 360 graus.
Na Europa, o Ora 03 é vendido em mercados importantes como Alemanha, Reino Unido e Suécia, com destaque para as 5 estrelas obtidas nos testes do Euro NCAP. Aqui no Brasil, a versão Ora 03, sem as mudanças da GT, deve seguir o estilo diferenciado destes mercados. Pintura em cor diferente no teto, acabamento interno em tons mais ousados (porém comportados) e uso de acabamento em suede pela cabine.
Interior do GMW Ora 03 GT elétrico
As configurações, chamadas BEV e GT BEV, são equipadas com um motor elétrico no eixo dianteiro que entrega 171 cv e 25,5 kgfm de torque. Além do estilo e equipamentos, outra diferença importante é o tamanho das baterias de lítio-níquel-manganês-cobalto, de 48 kwh na versão BEV e 63 kWh na GT. Nos mercados internacionais, o Ora 03 tem autonomia de declarada de 401 km e 501 km, dependendo da versão. Como ainda está em homologação no Brasil, ainda não há informa sobre o alcance auditado pelo Inmetro.
Apesar de ter sido colocado por quase todo mundo como rival do BYD Dolphin, os planos da GWM para o Ora 03 são mais ousados. A marca pretende atrair donos de veículos à combustão de marcas convencionais, como por exemplo os Volkswagen T-Cross e Nivus, Chevrolet Tracker, Hyundai Creta além de hatches compactos nessa faixa de preço.
Na prática, o objetivo é oferecer um carro elétrico bem acabado, com uma extensa faixa de itens de série e uma boa relação tamanho x espaço interno para conquistar clientes, principalmente de uso urbano, que antes nem cogitavam em ter um carro elétrico na garagem por conta do preço e da limitação de equipamentos.
De acordo com os concessionários, essas informações foram apresentadas alguns dias antes do evento em Interlagos, via conferência digital. A GWM também vai dar um benefício para quem já é proprietário de um Haval H6 e deixou claro que não dará desconto ou condições especiais. O objetivo é vender para o cliente final, sem destinar a frota ou motoristas de aplicativos.
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