A GWM tem grandes planos para o Brasil, preparando diversos lançamentos para o país, para ampliar seu leque de opções para os clientes. Até o momento, o único modelo realmente confirmado acima do Haval H6 é um SUV da linha Tank, que será produzido em Iracemápolis (SP) a partir do ano que vem. E agora aparece mais uma opção, com um registro do inédito Xiaolong Max PHEV, que estreia uma nova plataforma e promete uma autonomia de até 1.200 km

O Xiaolong Max PHEV apareceu no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), mesmo que tenha sido apresentado pela primeira vez em abril – o carro é tão novo que ainda nem tem um nome para o mercado internacional e é conhecido pelo código B07. É um SUV bem especial para a GWM por estrear a plataforma chamada Hi4, adotando um sistema híbrido mais sofisticado do que é visto no Haval H6, usando um motor 1.5 combinado a dois propulsores elétricos, com uma potência combinada de 280 cv e um torque de 59,6 kgfm.

O que torna este sistema tão interessante é o momento quando as baterias de 20 kWh ficam sem carga. Normalmente, o carro começa a recuperar energia até chegar a uma certa porcentagem da capacidade total, quando voltará a operar para auxiliar o carro. Isto acaba elevando muito o consumo, já que o veículo tem que lidar com o peso extra das baterias. A GWM teve uma ideia diferente e aplicou uma programação que faz com que o Xiaolong Max PHEV funcione como um híbrido convencional, utilizando a energia recuperada para ajudar a ter o máximo de autonomia possível.

Com esta combinação, a GWM estima que o SUV será capaz de rodar por até 1.200 km com apenas um tanque de combustível e uma carga completa das baterias, enquanto o rendimento energético chegaria a 18,1 km/litro, seguindo o ciclo de testes WLTP usado na Europa. As baterias seriam mais eficientes e, sozinhas, entregam 105 km de autonomia usando somente a energia elétrica.

Haval Xiaolong Max PHEV (B07)
Haval Xiaolong Max PHEV (B07)
Haval Xiaolong Max PHEV (B07)

É um carro maior que o H6, medindo 4.758 mm de comprimento, 1.895 mm de largura, 1.725 mm de altura e com um entre-eixos de 2.800 mm. Como comparação, o único carro da GWM vendido no Brasil atualmente tem 4.683 mm de comprimento e um entre-eixos de 2.738 mm. Acabaria mirando no Jeep Commander, que tem 4.769 mm de comprimento.

Como a GWM tem o costume de registrar todos os seus carros no Brasil, algo que fazia antes mesmo de iniciar as vendas no país, isto não é um indicativo de que veremos o Xiaolong Max PHEV em algum momento no país. Por outro lado, é um carro em um segmento acima e que está alinhada com a ideia da empresa de oferecer modelos híbridos com um alcance bem longo.

Existe uma chance que venha? Oswaldo Ramos, COO da marca no Brasil, disse que a GWM tem 10 lançamentos confirmados até 2025, podendo subir para 12 caso consiga a aprovação para mais alguns projetos. Este novo SUV pode estar entre eles, posi Ramos sempre destacou como a operação brasileira está de olho em produtos ainda em desenvolvimento na China – como o futuro modelo da submarca Tank e a picape média Poer.


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