Alemanha: SUV da VW vendeu mais que Golf em junho; veja qual foi
Mercado alemão continua em crescimento e hatch tem a liderança no acumulado do ano ameaçada
Maior mercado automotivo do continente europeu, a Alemanha registrou nova evolução nas vendas em junho. De acordo com a KBA, entidade que representa os revendedores no país, foram comercializados no mês passado 280.139 veículos novos, quase 25% a mais em comparação com o mesmo período de 2022. Este foi o 5º mês consecutivo com avanços registrados.
O acumulado do 1º semestre se aproximou de 1,4 milhão de unidades (1.396.870) e já supera em quase 13% o total dos seis meses iniciais do ano passado. Embora em alta de pouco mais de 22%, a líder Volkswagen (53.210) perdeu participação de mercado. Vice, a Mercedes (25.207) interrompeu cinco meses seguidos com market share acima dos 10%.
O grande destaque de junho foi a Audi: com menos de 300 unidades de desvantagem em relação à 2ª colocada, a marca teve a maior evolução nos últimos doze meses (+43%). Superada pelas rivais no semestre, a BMW (19.595) foi a única no top 10 a perder fôlego. 13ª, a Tesla (8.044) viu suas vendas avançarem quase 180%.
POS. |
MARCA |
JUN.2023 |
% MERCADO 2023 |
JUN.2022 |
% MERCADO 2022 |
% VARIAÇÃO 2023/2022 |
1º SEM. 2023 |
1º |
VW |
53.210 |
19,0% |
43.456 |
19,4% |
22,4% |
260.470 |
2º |
MERCEDES-BENZ |
25.207 |
9,0% |
19.398 |
8,6% |
29,9% |
145.337 |
3º |
AUDI |
24.923 |
8,9% |
17.494 |
7,8% |
42,5% |
125.584 |
4º |
BMW |
19.595 |
7,0% |
19.706 |
8,8% |
-0,6% |
111.635 |
5º |
SKODA |
14.758 |
5,3% |
12.314 |
5,5% |
19,8% |
83.449 |
6º |
OPEL |
14.506 |
5,2% |
13.609 |
6,1% |
6,6% |
66.844 |
7º |
SEAT |
13.455 |
4,8% |
10.813 |
4,8% |
24,4% |
60.485 |
8º |
FORD |
12.049 |
4,3% |
10.551 |
4,7% |
14,2% |
59.726 |
9º |
HYUNDAI |
10.023 |
3,6% |
8.715 |
3,9% |
15,0% |
50.001 |
10º |
KIA |
8.353 |
3,0% |
6.596 |
2,9% |
26,6% |
35.284 |
11º |
DACIA |
8.233 |
2,9% |
5.683 |
2,5% |
44,9% |
34.756 |
12º |
FIAT |
8.084 |
2,9% |
6.537 |
2,9% |
23,7% |
36.681 |
13º |
TESLA |
8.044 |
2,9% |
2.908 |
1,3% |
176,6% |
36.384 |
14º |
TOYOTA |
7.614 |
2,7% |
6.894 |
3,1% |
10,4% |
37.646 |
15º |
RENAULT |
7.391 |
2,6% |
6.891 |
3,1% |
7,3% |
30.591 |
16º |
MINI |
4.675 |
1,7% |
3.176 |
1,4% |
47,2% |
21.791 |
17º |
PEUGEOT |
4.548 |
1,6% |
3.849 |
1,7% |
18,2% |
23.233 |
18º |
MAZDA |
4.475 |
1,6% |
2.355 |
1,0% |
90,0% |
22.725 |
19º |
VOLVO |
4.318 |
1,5% |
2.188 |
1,0% |
97,3% |
19.907 |
20º |
CITROËN |
3.509 |
1,3% |
3.812 |
1,7% |
-7,9% |
19.652 |
... |
... |
... |
... |
|
... |
... |
|
|
TOTAL |
280.139 |
100,0% |
224.558 |
100,0% |
24,8% |
1.396.870 |
|
ACUMULADO |
1.396.870 |
100,0% |
1.237.975 |
100,0% |
12,8% |
Volkswagen T-Roc R
No ranking de modelos, novo pódio 100% da Volkswagen: o T-Roc, com 7.697 unidades, assegurou sua 3ª liderança no ano – as outras foram em março e maio – e reduziu para pouco mais de 1,4 mil unidades a sua desvantagem no acumulado para o Golf (7.019), antevendo uma disputa apertada pela ponta nos próximos meses. Com o maior crescimento do trio (+46%), o Tiguan (6.329) veio na sequência.
“Melhor do resto”, o Tesla Model Y (6.098) abriu vantagem no acumulado do semestre. Logo atrás do VW Passat (5.324), o VW ID.4 (5.152) teve um crescimento bastante expressivo (+265%) e assegurou seu 2º top 10 em 2023. Top 5 nos últimos dois meses, o Mercedes Classe C (4.906) praticamente dobrou as vendas de 2022. Líder no Brasil no mês passado, o VW Polo (3.059) foi o 16º, trinta posições à frente de maio.
POS. |
MODELO |
JUN.2023 |
% MERCADO 2023 |
JUN.2022 |
% MERCADO 2022 |
% VARIAÇÃO 2023/2022 |
1º SEM. 2023 |
1º |
VW T-ROC |
7.697 |
2,7% |
6.749 |
3,0% |
14,0% |
36.365 |
2º |
VW GOLF |
7.019 |
2,5% |
7.837 |
3,5% |
-10,4% |
37.798 |
3º |
VW TIGUAN |
6.329 |
2,3% |
4.329 |
1,9% |
46,2% |
33.095 |
4º |
TESLA MODEL Y |
6.098 |
2,2% |
2.144 |
1,0% |
184,4% |
27.825 |
5º |
VW PASSAT |
5.324 |
1,9% |
3.677 |
1,6% |
44,8% |
23.630 |
6º |
VW ID.4 |
5.152 |
1,8% |
1.410 |
0,6% |
265,4% |
18.377 |
7º |
OPEL CORSA |
5.082 |
1,8% |
5.744 |
2,6% |
-11,5% |
25.838 |
8º |
MERCEDES CLASSE C |
4.906 |
1,8% |
2.482 |
1,1% |
97,7% |
25.444 |
9º |
FIAT 500 |
4.893 |
1,7% |
4.237 |
1,9% |
15,5% |
19.045 |
10º |
MINI |
4.675 |
1,7% |
3.176 |
1,4% |
47,2% |
21.791 |
11º |
AUDI A3 |
3.902 |
1,4% |
3.390 |
1,5% |
15,1% |
16.085 |
12º |
SKODA OCTAVIA |
3.834 |
1,4% |
2.100 |
0,9% |
82,6% |
23.011 |
13º |
AUDI A6 |
3.601 |
1,3% |
1.507 |
0,7% |
139,0% |
16.550 |
14º |
OPEL MOKKA |
3.251 |
1,2% |
2.213 |
1,0% |
46,9% |
13.135 |
15º |
BMW X1 |
3.157 |
1,1% |
2.086 |
0,9% |
51,3% |
15.934 |
16º |
VW POLO |
3.059 |
1,1% |
1.669 |
0,7% |
83,3% |
14.016 |
17º |
TOYOTA YARIS |
2.969 |
1,1% |
2.448 |
1,1% |
21,3% |
14.675 |
18º |
BMW SÉRIE 3 |
2.944 |
1,1% |
3.517 |
1,6% |
-16,3% |
16.879 |
19º |
VW T-CROSS |
2.888 |
1,0% |
3.392 |
1,5% |
-14,9% |
15.419 |
20º |
CUPRA FORMENTOR |
2.849 |
1,0% |
2.997 |
1,3% |
-4,9% |
14.749 |
21º |
VW TRANSPORTER |
2.767 |
1,0% |
3.015 |
1,3% |
-8,2% |
16.706 |
22º |
MERCEDES GLC |
2.711 |
1,0% |
2.290 |
1,0% |
18,4% |
17.977 |
23º |
SEAT LEON |
2.676 |
1,0% |
2.757 |
1,2% |
-2,9% |
10.897 |
24º |
SEAT ATECA |
2.639 |
0,9% |
1.626 |
0,7% |
62,3% |
10.645 |
25º |
AUDI A4 |
2.627 |
0,9% |
1.396 |
0,6% |
88,2% |
18.466 |
27º |
MERCEDES CLASSE E |
2.545 |
0,9% |
2.449 |
1,1% |
3,9% |
13.794 |
28º |
FORD FOCUS |
2.536 |
0,9% |
1.465 |
0,7% |
73,1% |
13.572 |
30º |
DACIA SANDERO |
2.529 |
0,9% |
1.481 |
0,7% |
70,8% |
12.546 |
31º |
AUDI Q5 |
2.517 |
0,9% |
2.415 |
1,1% |
4,2% |
13.467 |
32º |
MERCEDES GLA |
2.502 |
0,9% |
994 |
0,4% |
151,7% |
11.667 |
33º |
VW UP |
2.474 |
0,9% |
2.691 |
1,2% |
-8,1% |
7.914 |
34º |
HYUNDAI KONA |
2.473 |
0,9% |
2.124 |
0,9% |
16,4% |
11.428 |
35º |
DACIA JOGGER |
2.472 |
0,9% |
1.392 |
0,6% |
77,6% |
7.991 |
36º |
KIA CEED |
2.415 |
0,9% |
2.058 |
0,9% |
17,3% |
10.992 |
37º |
AUDI Q3 |
2.394 |
0,9% |
2.886 |
1,3% |
-17,0% |
13.240 |
38º |
VW ID.3 |
2.355 |
0,8% |
1.620 |
0,7% |
45,4% |
11.875 |
39º |
BMW SÉRIE 4 |
2.327 |
0,8% |
1.675 |
0,7% |
38,9% |
12.667 |
40º |
OPEL ASTRA |
2.323 |
0,8% |
1.406 |
0,6% |
65,2% |
9.322 |
41º |
SKODA KODIAQ |
2.322 |
0,8% |
1.927 |
0,9% |
20,5% |
11.548 |
42º |
DACIA DUSTER |
2.319 |
0,8% |
2.002 |
0,9% |
15,8% |
10.890 |
43º |
FORD KUGA |
2.303 |
0,8% |
3.127 |
1,4% |
-26,4% |
9.132 |
44º |
VW TAIGO |
2.153 |
0,8% |
1.869 |
0,8% |
15,2% |
11.566 |
45º |
FIAT DUCATO |
2.108 |
0,8% |
1.776 |
0,8% |
18,7% |
12.340 |
46º |
AUDI A1 |
2.101 |
0,7% |
915 |
0,4% |
129,6% |
9.349 |
47º |
HYUNDAI TUCSON |
2.096 |
0,7% |
1.757 |
0,8% |
19,3% |
8.894 |
48º |
FORD PUMA |
2.083 |
0,7% |
1.451 |
0,6% |
43,6% |
10.382 |
49º |
BMW SÉRIE 1 |
2.046 |
0,7% |
1.744 |
0,8% |
17,3% |
10.258 |
50º |
AUDI Q2 |
2.016 |
0,7% |
975 |
0,4% |
106,8% |
9.091 |
VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1.COM
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Lendário motor VR6 da VW é aposentado após 34 anos
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
VW teria desistido de vender fábricas, segundo imprensa alemã
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Volkswagen considera transferir produção do Golf da Alemanha para o México
Semana Motor1.com: novo Corolla 2025, Tracker mais potente e mais
Novo Volkswagen Golf terá 'DNA americano' e está confirmado para 2029