A Toyota do Brasil comemora nesta semana a produção de 1 milhão de motores na fábrica de Porto Feliz, localizada no interior de São Paulo. Responsável pela montagem dos propulsores 1.5 da família Yaris e Etios e 2.0 das linhas Corolla e Corolla Cross, a planta alcança o feito histórico após 7 anos de operações. Anos atrás, chegou a produzir também o motor 1.3 usado pelo Etios de entrada.
Inaugurada em 2016, a fábrica de Porto Feliz foi a primeira da Toyota a produzir motores em toda a América Latina e Caribe. Além disso, é a caçula entre as 16 fábricas de motores da marca ao redor do mundo. Por lá, os processos de fundição, usinagem e montagem dos propulsores são realizados no mesmo prédio, o que torna toda a cadeia de produção mais enxuta e competitiva.
“Esta é uma marca impressionante para nós. Além de equipar os carros produzidos por aqui e que comercializamos regionalmente, também exportamos motores ‘made in Brazil’ para a América do Norte", destaca Masahiro Inoue, CEO da Toyota para a América Latina. Desde setembro de 2022, a fábrica paulista envia para os Estados Unidos conhecido motor 2.0 Dynamic Force.
Tanto aqui quanto lá, o propulsor é usado pelos modelos Corolla e Corolla Cross. Ao todo, mais de 17 mil motores já foram exportados. A previsão é enviar anualmente cerca de 45.600 unidades para o mercado norte-americano.
A escolha pela fábrica brasileira foi motivada principalmente qualidade dos motores. Os propulsores foram submetidos a longas baterias de testes e certificados quanto à durabilidade, eficiência e controle de emissões.
"Abrimos caminho para o futuro, mantendo a qualidade e segurança, e buscando mais competitividade nas nossas operações. Em breve, a planta produzirá o motor híbrido flex do nosso novo modelo compacto”, completou Inoue, fazendo referência ao Yaris Cross. O SUV compacto será produzido em Sorocaba (SP) e usará powertrain fabricado em Porto Feliz.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Com Yaris Cross chegando, Toyota inicia obras em 2ª fábrica
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Novo Toyota RAV4 2026: projeção revela como SUV ficará na próxima geração
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Esperado no Brasil, Toyota Yaris Cross já tem 2ª geração imaginada
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Toyota Hilux Champ para o Brasil vira dúvida diante do 'custo Argentina'