A Toyota do Brasil comemora nesta semana a produção de 1 milhão de motores na fábrica de Porto Feliz, localizada no interior de São Paulo. Responsável pela montagem dos propulsores 1.5 da família Yaris e Etios e 2.0 das linhas Corolla e Corolla Cross, a planta alcança o feito histórico após 7 anos de operações. Anos atrás, chegou a produzir também o motor 1.3 usado pelo Etios de entrada.
Inaugurada em 2016, a fábrica de Porto Feliz foi a primeira da Toyota a produzir motores em toda a América Latina e Caribe. Além disso, é a caçula entre as 16 fábricas de motores da marca ao redor do mundo. Por lá, os processos de fundição, usinagem e montagem dos propulsores são realizados no mesmo prédio, o que torna toda a cadeia de produção mais enxuta e competitiva.
“Esta é uma marca impressionante para nós. Além de equipar os carros produzidos por aqui e que comercializamos regionalmente, também exportamos motores ‘made in Brazil’ para a América do Norte", destaca Masahiro Inoue, CEO da Toyota para a América Latina. Desde setembro de 2022, a fábrica paulista envia para os Estados Unidos conhecido motor 2.0 Dynamic Force.
Tanto aqui quanto lá, o propulsor é usado pelos modelos Corolla e Corolla Cross. Ao todo, mais de 17 mil motores já foram exportados. A previsão é enviar anualmente cerca de 45.600 unidades para o mercado norte-americano.
A escolha pela fábrica brasileira foi motivada principalmente qualidade dos motores. Os propulsores foram submetidos a longas baterias de testes e certificados quanto à durabilidade, eficiência e controle de emissões.
"Abrimos caminho para o futuro, mantendo a qualidade e segurança, e buscando mais competitividade nas nossas operações. Em breve, a planta produzirá o motor híbrido flex do nosso novo modelo compacto”, completou Inoue, fazendo referência ao Yaris Cross. O SUV compacto será produzido em Sorocaba (SP) e usará powertrain fabricado em Porto Feliz.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota lança Hilux e SW4 2025; veja os preços e o que muda
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Projeção: um 'Toyota Jimny' poderia levar os fãs de 4x4 à loucura
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Toyota Hilux Champ, versão barata da picape, já virou carro de corrida