À venda no mercado europeu desde 2016, a terceira geração do Citroën C3 não deve demorar mais do que alguns meses para ser aposentada. Prova disso são os teasers recentemente divulgados pela marca, que anunciam para breve o lançamento da quarta geração do hatchback compacto.

A estreia da nova geração do C3 para Europa já foi confirmada pelo CEO Thierry Koskas e está programada para acontecer em outubro. Além do design completamente renovado, o modelo terá como destaque no portfólio inédita versão elétrica batizada de ë-C3, que custará algo em torno de 25 mil euros (R$ 130.800).

Galeria: Citroen Oli

No design, imagem revelada pela marca adianta detalhes da dianteira e mostra como será a assinatura luminosa dos LEDs dos faróis. Além disso, mostra que o modelo já contará com o recém-atualizado logotipo da Citroën. No geral, a carroceria terá linhas quadradas e inspiradas no conceito Oli apresentado em 2022 (galeria acima).

Nesse aspecto, tudo indica que o C3 2024 abandonará as formas arredondadas do carro atual e será transformado em uma espécie de mini crossover, na mesma pegada do C3 vendido no Brasil. Não por acaso, a plataforma será a mesma CMP, só que em versão especial com ajustes dinâmicos e reforços estruturais para atender aos padrões de segurança europeus.

Foto - Citroen C3 (2023) projeção

Novo Citroën C3 2024 - Projeção

“No trabalho de adaptar uma plataforma econômica, garantiremos rigidez e segurança, com conforto e adaptabilidade para mecânicas diferentes. É algo que estamos trabalhando para adaptar na Europa. Fomos muito inspirados por este projeto C-Cubed para criar o próximo C3 europeu”, explicou no ano passado o diretor de marketing Laurentis Barria, fazendo referência ao modelo brasileiro.

Na mecânica, serão usados os mesmos motores do Peugeot 208 europeu, incluindo propulsores 1.2 PureTech de 100 cv ou 136 cv com sistema híbrido-leve. A variante elétrica, por sua vez, terá motor de 156 cv com autonomia de 400 km.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com