Uma das portas de entrada da marca alemã, o Mercedes-Benz Classe A reestilizado chega ao Brasil, trazendo a mudança de design apresentada mundialmente em outubro passado. Apesar disso, a principal novidade está na motorização, que adota um sistema híbrido-leve para o propulsor 1.3 turbo, prometendo reduzir as emissões e o consumo de combustível. A linha foi reduzida, passando a estar disponível somente na versão A 200 AMG Line, por R$ 344.900.
Como é de costume dentro da Mercedes-Benz, a reestilização do Classe A é extremamente sutil. Os faróis trazem uma leve mudança na parte interna e a grade foi redesenhada, com uma barra cromada central mais fina e o acabamento formado por pontos cinzas. O para-choque também foi alterado, adicionando uma peça plástica maior nas bordas, com uma ligação passando pela área da placa. Por fim, a traseira recebeu um novo difusor e lanternas em LED.
As linhas gerais do interior foram mantidas, com pequenas revisões na região do console central. O volante foi atualizado e é revestido em couro Nappa de série. A central multimídia de 10,25 polegadas está com a nova versão do sistema MBUX, com uma interface mais intuitiva. Ainda oferece suporte ao assistente de voz próprio para controlar funções do veículo e aproveita a reestilização para ter Android Auto e Apple CarPlay sem fio. Ela é combinada ao painel de instrumentos digital com tela de 10,25 polegadas.
Entre os equipamentos estão o teto-solar panorâmico, carregador sem fio, retrovisores laterais com ajuste elétrico e função antiofuscante, assistente ativo de frenagem, câmera de ré, assistente de estacionamento, chave presencial e mais.
Sob o capô, ainda encontramos o motor 1.3 turbo de quatro cilindros, desenvolvido em parceria com a Renault. Gera 163 cv a 5.500 rpm e 27,5 kgfm de torque entre 2.700 e 3.500 rpm. A novidade é que passa a utilizar um sistema híbrido-leve de 48 Volts, com um gerador de partida capaz de manter o carro em movimento por alguns segundos, ao mesmo tempo em que desliga o motor a combustão. A bateria é bem pequena, recarregada nas frenagens e acelerações.
Esta mudança na motorização havia sido revelada pelo Inmetro, que atualizou a tabela do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular recentemente, adicionando o A 200 AMG Line. Segundo os testes oficiais, o hatch faz 12,3 km/litro na cidade e 14,4 km/litro na estrada, abastecido somente com gasolina.
O propulsor do novo Classe A ainda trabalha com um câmbio automatizado de dupla embreagem e 7 marchas. Segundo a Mercedes-Benz, o hatch acelera de 0 a 100 km/h em 8,2 segundos e tem uma velocidade máxima limitada eletronicamente a 225 km/h.
Apesar da renovação, o Mercedes-Benz Classe A deve seguir como coadjuvante no nosso mercado. Ainda é o carro mais barato da marca, mas está próximo em preços de outros modelos. O GLA, SUV compacto baseado no hatch, custa R$ 348.900, apenas R$ 4 mil de diferença. Se preferir um sedã, o Classe C está custando R$ 359.900. Todos na mesma versão 200 AMG Line e com o mesmo motor 1.3 turbo eletrificado. Se realmente quiser o hatch, vai fazer mais sentido esperar pelas versões esportivas A 35 e A 45 serem renovadas também.