page ad skin

Chefão da BMW quer M3 e M4 elétricos apenas quando baterem os de combustão

Marca ainda não decidiu se os esportivos serão movidos exclusivamente por baterias

BMW M3 CS 2024

O futuro dos esportivos M3 e M4 ainda parece muito incerto, uma vez que a BMW continua expandindo sua linha de veículos elétricos. Com lançamento previsto para 2027 ou 2028, especula-se que a dupla de alta performance ainda pode permanecer movida a gasolina, da mesma forma que ainda há rumores de que tornarão elétricos.

Já em 2022, o gerente de desenvolvimento da BMW, Frank Weber, deu a entender que o próximo M3 já poderia mudar para propulsão totalmente elétrica. No entanto, em uma entrevista recente ao site Drive, o chefe global da divisão M, Frank van Meel, esclareceu a posição da montadora. Ele indicou que as versões 100% movidas por baterias de M3 e M4 são uma possibilidade, mas apenas se elas se mostrarem consideravelmente melhores do que a geração atual a gasolina.

BMW M3 Competition Track 2022

De acordo com van Meel, cada nova geração de um veículo com a marca M deve exceder o desempenho de seu antecessor. Se a BMW conseguir atingir suas metas de desempenho para os novos veículos M usando um trem de força somente elétrico, os próximos M3 e M4 serão elétricos. Caso contrário, os carros ficarão com um motor de combustão interna. "A lógica é bastante fácil", disse ele. "Mas é claro, estamos tentando fazer isso acontecer já com propulsão puramente elétrica".

Questionado sobre várias opções de motorização, van Meel foi rápido em descartar qualquer sugestão de que a BMW ofereceria versões movidas a gasolina e elétricas ao mesmo tempo, além de um possível híbrido. O executivo afirmou que a possibilidade de se oferecer os três tipos de propulsão simultaneamente era pouco realista e indicou que a BMW preferiria usar apenas um trem de força.

As atuais versões Competition xDrive do BMW M3 e M4 usam um 6 em linha de 3.0 turbo com mais de 500 cv de potência. Os números de desempenho incluem uma aceleração de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos e uma velocidade máxima de 290 km/h. Em comparação, o atual BMW i4, elétrico, faz a mesma aceleração em 3,7 segundos e tem a velocidade máxima limitada a 205 km/h. Ou seja, os modelos elétricos da marca têm potencial para bom desempenho, mas não superaram a performance dos equivalentes a combustão. Ainda.

VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1.COM

Envie seu flagra! flagra@motor1.com