Primeiro carro da nova fase da Ford no Brasil, quando ela encerrou a produção nacional e passou a ter só modelos importados, o Territory faz uma “troca de geração”. Na verdade, está sendo substituído por outro SUV médio, o Equator Sport, uma estratégia usada em todos os outros países além da China. Na prática, é outro veículo, desta vez realmente desenvolvido junto com a chinesa JMC, ao invés do modelo anterior, que era uma adaptação do Yusheng S330. O lanaçmento nacional acontecerá ainda este ano e está sendo apresentado no Festival Interlagos Carros.
A estreia do novo Ford Territory já era esperada, visto que o carro rodava em testes há um ano – Motor1.com foi o primeiro a avistar o modelo em testes no Brasil. Será uma nova tentativa da fabricante de fazer barulho no segmento dos SUVs compactos, algo que o modelo anterior não conseguiu. A estratégia deve ser bem parecida com a atual, oferecendo o utilitário somente na versão topo de linha Titanium, hoje vendido por R$ 219.390.
Embora tenha mantido a plataforma, é outro carro, desenvolvido do zero. Está maior, medindo 4,63 metros de comprimento, 1,75 m de altura, e com um entre-eixos de 2,72 m. Em comparação, o Territory atual mede 4,58 m e 2,71 m de entre-eixos. Estará entre os maiores modelos desta categoria, considerando que Jeep Compass tem 4,46 m de comprimento. E isso ajudou a aumentar o espaço do porta-malas, de 420 para 448 litros.
A motorização foi um ponto importante. Ao contrário da Argentina, onde recebeu um 1.8 de 185 cv, o Territory para o Brasil seguirá com um 1.5 turbo. Porém, ele foi totalmente recalibrado, passando a trabalhar com ciclo Otto ao invés de ciclo Miller, aumentando a potência e torque dos 150 cv e 22,9 kgfm atuais para 170 cv e 26,5 kgfm. Sai a transmissão CVT para usar uma caixa automatizada de dupla embreagem e 7 marchas.
Como foi criado pela Ford, desta vez o Territory está alinhado com a identidade visual de diversos lançamentos da marca. Adota uma grade bem larga e um esquema de faróis divididos em dois conjuntos, um design usado pelo Edge reestilizado e pelo Evos. Isto o deixa bem mais agradável do que o modelo atual e com uma cara mais robusta. A traseira tem laternas finas na horizontal e não usa uma barra cromada, sem aquele ar de carro chinês da década passada.
O interior também é o que se espera de um Ford, bem mais bonito e com itens em comum com outros modelos. Tem um painel de instrumentos digital de 12 polegadas e uma multimídia do mesmo tamanho, lado a lado e com uma moldura única, para dar a impressão de que é uma tela só. Terá equipamentos como Android Auto e Apple CarPlay sem fio, seis airbags, monitor de ponto cego, controels de estabilidade e tração, freio de estacionamento eletrônico, assistente de permanência em faixa, câmera 360°, controle de cruzeiro adaptativo, sensores de estacionamento e mais.
O novo Ford Territory será um dos 10 lançamentos prometidos para este ano no Brasil e nossas fontes dizem que chegará “em breve”, indicando que não deve demorar. A marca até incluiu o SUV em seu site como um dos próximos lançamentos, cadastrando os clientes que já estão interessados. A fabricante falou muito sobre o custo-benefício, então podemos esperar que continue com um preço até que acessível dentro do segmento, com algo na faixa dos R$ 230 mil.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Ford Equator: irmão maior do Territory ganha versão híbrida de 367 cv
Mercedes-Benz CLA elétrico bate recorde do Porsche Taycan
Novo Ford Territory ganha frente inédita e versão híbrida 'anti-BYD'
Porsche bateu recorde em 2023, mas já não cresce como antes; por quê?
Ford Territory 2025 ganha partida remota e chega às lojas por R$ 212.000
VW Taos Comfortline fica mais barato que T-Cross com desconto de R$ 21.000
Segredo: Ford Territory ganha novo visual e versão híbrida plug-in na China