No Brasil, a Volkswagen vende T-Cross e Nivus como seus SUVs compactos, Taos como seu SUV médio e ainda esperamos no novo Tiguan AllSpace reestilizado, se acontecer. Em diversos outros mercados ao redor do mundo, a Volkswagen tem diversos modelos de SUVs, de diferentes propostas e diferentes tamanhos.
Na Europa, há o curioso T-Roc Cabriolet, além do Touareg, que já passou por aqui. Na China, o catálogo é mais completo (e complexo), com o gigantesco Tavendor, Talagon e as versões cupê do Tiguan, além do Atlas e Atlas Cross Sport nos Estados Unidos e México. Veja os SUVs da Volkswagen ao redor do mundo.
Na Europa, o T-Roc é chamado de "SUV do Golf". Com 4.236 mm de comprimento, tem porte na faixa do Hyundai Creta e Honda HR-V, por exemplo, mas mais refinado que o T-Cross (que na Europa mede 4.108 mm) e maior. Usa a plataforma MQB A1, a mesma do Golf, e compartilha diversos elementos com o hatch médio. Chega a ter uma versão com motor 2.0 turbo de 300 cv.
No Brasil, o Tiguan Allspace é esperado. Na Europa, o SUV tem a versão tradicional, com 4.514 mm de comprimento e 2.680 mm de entre-eixos - o Allspace tem 4.701 mm e 2.790 mm, respectivamente, disponível também na Europa. A sua nova geração já começou a aparecer, ainda camuflada, com lançamento apenas em 2024.
O mais curioso é o T-Roc Cabriolet. Com duas portas e a charmosa capota de lona, é o único SUV conversível do mundo depois que a Range Rover desistiu do Evoque Cabriolet. Tem motor 1.5 turbo com 150 cv e faz um relativo sucesso na Europa. Seria curioso o ver no Brasil, mesmo que em quantidade mais limitada.
Esse já passou pelo Brasil em geração anterior. O Touareg é o maior SUV da marca na Europa e recentemente foi revelado com um facelift. Chega aos 462 cv na versão mais potente em um conjunto híbrido plug-in com o V6 turbo, além do pacote de tecnologias mais completo para concorrer com modelos das marcas premium, como a irmã Audi, e tem 4.902 mm de comprimento com 2.904 mm de entre-eixos.
No mercado chinês, a VW tem uma variedade de 15 SUVs, sem contar os elétricos. O Tavendor não é o maior disponível, mas já exibe dimensões generosas. São 4,93 m de comprimento, sendo 2.980 mm de entre-eixos. É um produto da parceria com a chinesa FAW, que usa a plataforma MQB-Evo e com motor 2.0 turbo de 186 ou 220 cv de potência.
Esse sim é o maior SUV que a Volkswagen vende ao redor do mundo. O Talagon é outro projeto em parceria com a chinesa FAW, baseado na plataforma MQB e com nada menos que 5.152 mm de comprimento - uma Amarok, como referência, tem 5.254 mm. O entre-eixos de 2.980 mm permite ter 7 lugares e um porta-malas ainda de 357 litros com a terceira fileira armada.
Pegue um Tiguan AllSpace e faça um SUV-cupê dele. O Tiguan X é um produto interessante que, desta lista, seria interessante em nosso mercado como uma opção acima do Nivus, por exemplo. Usa motor 2.0 turbo com o câmbio DSG e pacote de tecnologias bastante completo, como esperado de um Tiguan em qualquer lugar do mundo.
Outro modelo em parceria com a chinesa FAW, o Tayron é cotado para ser, em sua próxima geração, global e substituto do Tiguan AllSpace. Atualmente, tem até 4.595 mm de comprimento e 2.731 mm de entre-eixos, maior que o Taos e menos que o Tiguan com 7 lugares - lembrando que ainda há o Tharu, ou a versão chinesa do nosso Taos. Nesse jogo, há o Tayron X, sua versão cupê.
Esse SUV é um projeto chinês, chamado Teramont, mas é vendido nos Estados Unidos como Atlas com algumas mudanças. Tem 4.970 mm de comprimento com 5 lugares e 5.040 mm com 7 lugares, sendo 2.980 mm de entre-eixos. Se distanciaram em visual na ultima reestilzação, mas ainda são semelhantes em diversos aspectos. O mesmo vale para suas versões cupê, Atlas Cross Sport e Teramont X.
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