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Hyundai lança esportivo elétrico de 650 cv que até simula marchas

Ioniq 5 N foca na experiência de condução e tem tecnologias das pistas

Hyundai Ioniq 5 M

O Hyundai Ioniq 5 N estreou oficialmente na edição 2023 do Goodwood Festival of Speed. É o primeiro modelo elétrico da N, a divisão esportiva da marca, mas não será o último. A Hyundai diz que este novo Ioniq 5 é o “primeiro passo” da N em sua estratégia de eletrificação, com futuros elétricos chegando ao catálogo da submarca.

O Hyundai Ioniq 5 N possui dois motores elétricos. A potência nominal declarada do modelo é de 609 cv (448 kW) e 75,5 kgfm de torque, o que ainda pode mudar até o início da produção. Os números saltam para 650 cv (478 kW) e 78 kgfm de torque com a função N Grin Boost ativada, artifício que dura 10 segundos. 

Galeria: Hyundai apresenta o esportivo elétrico Ioniq 5

Com tração integral, a Hyundai declara que o Ioniq 5 N acelera de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos, número que cai para 3,4 segundos com a função Boost ativada. A velocidade máxima é de 260 km/h. Na configuração mais esportiva, o modelo elétrico tem um conjunto de baterias com 84 kWh de capacidade e arquitetura de 800 Volts. Em carregadores ultra-rápidos, o tempo de recarga de 10% a 80% de capacidade leva 18 minutos. No entanto, o número de alcance com uma carga não foi informado ainda.

Hyundai Ioniq 5 N dianteiro 3/4

Tecnologias das pistas

Os usuários podem otimizar o desempenho da bateria com o pré-condicionamento N da Hyundai. Isso permite que se escolha entre o modo Drag ou Track. O Track One otimiza a temperatura da bateria para entregar o maior número de voltas. O modo Drag oferece um pico de potência total para arrancadas rápidas.

O recurso N Race do carro com mais dois modos de condução específicos oferece ainda mais controle sobre o uso de energia do carro. O modo Endurance maximiza a autonomia na pista, o que é alcançado limitando a potência de pico do carro. O modo Sprint faz o oposto, priorizando a potência total. O N Launch Control, que oferece configurações para três níveis de tração diferentes, ajuda o carro a arrancar rápido.

A Hyundai não forneceu o número exato de peso para o Ioniq 5 N, mas revelou que é mais pesado que o Ioniq 5 convencional. A montadora divulga que o Ioniq 5 de tração integral e o maior pacote de baterias, pesa 2.115 kg. A configuração esportiva ainda se diferencia por trazer rodas maiores, uma configuração de suspensão completamente revisada, novos elementos aerodinâmicos e um sistema de frenagem regenerativa atualizado. No entanto, a Hyundai trabalhou para reduzir os efeitos do peso alto por meio de software e outras técnicas.

Hyundai Ioniq 5 N traseiro 3/4

O sistema N Brake Regen do modelo fornece a força de frenagem em um primeiro momento, com os freios mecânicos complementando-os conforme necessário, como durante a condução em pista. O sistema de frenagem regenerativa pode fornecer até 0,6 G de força de desaceleração em condições normais e até 0,2 G quando o ABS é ativado.

As pinças dianteiras monobloco de quatro pistões fixam-se em discos de 400 milímetros de diâmetro, enquanto as de pistão único na traseira trabalham com discos de 360 mm. A Hyundai diz que produziu os freios com novos materiais leves e construção híbrida, resultando nos freios mais potentes que a marca já instalou em um modelo de produção.

Roda Hyundai Ioniq 5 N

Eletrônica para condução divertida

A montadora desenvolveu o N Pedal como outra solução para gerenciar a sensação de peso e de tamanho do Ioniq 5 N ao volante. O software aumenta a força de frenagem regenerativa para criar uma transferência de peso que melhora a capacidade do carro em curvas. Ele foi projetado para que o carro aponte mais rapidamente ao contornar uma curvas.

Outro truque bacana é o N Drift Optimizer, que revela seu propósito em seu nome. O sistema gerencia vários sistemas para manter um ângulo de derrapagem. Se um motorista exigir mais esforço para iniciar um drift, a Hyundai integrou a função Torque Kick Drift para ajudar. Ele simula a ação do pedal da embreagem usada em veículos com tração traseira para forçar o destracionamento. O Ioniq 5 N também vem com distribuição de torque selecionável em até 11 níveis de ajuste e um diferencial de deslizamento limitado eletrônico.

O esportivo ainda tem os sistemas N e-shift e N Active Sound + da Hyundai. N e-shift traz a sensação da transmissão de dupla embreagem de oito marchas da empresa para o Ioniq 5 N. Ele simula o solavanco entre as mudanças de marcha controlando a entrega de torque do motor.

O N Active Sound + complementa o N e-shift oferecendo três temas sonoros distintos. A Ignition simula o som do motor turbo de 2.0 litros do Hyundai N. O Evolution se inspira no RN22e, carro conceito que deu origem ao Ioniq 6, enquanto o tema de som Supersonic apresenta volume variável durante as curvas que usa um caça com dois motores a jato como fonte. Os sons e mudanças de marcha simuladas ajudarão a comunicar ao motorista o que o carro elétrico está fazendo.

Assentos Hyundai Ioniq 5 N

Visual e preço

O Ioniq 5 N é maior que o modelo normal, sendo 40 mm mais largo na traseira e 80 mm mais longo. Ele também é 20 mm mais baixo. O carro apresenta um spoiler inferior no para-choque, além de entradas de ar ativas. A Hyundai destaca o acabamento preto contrastante com elementos laranja no pára-choque, saias laterais e difusor traseiro. Ele usa rodas de alumínio forjado de 21" calçadas por pneus Pirelli P-Zero ajustados para veículos elétricos.

Na cabine, a Hyundai instalou seu novo volante N, apresentando o logotipo da marca de desempenho pela primeira vez. Possui quatro botões - Drive Mode Select, N Grin Boost e dois botões N Custom. Os dois gatilhos personalizados permitem que os motoristas definam seus modos de condução personalizados desejados para cada botão. As borboletas atrás do volante servem para as funções e-shift e N Pedal.

A montadora instalou uma proteções para joelho e suporte para a canela no console central reforçado e adicionou um apoio de braço deslizante. A Hyundai também rebaixou a posição dos assentos. O Ioniq 5 N estará disponível em 10 cores enquanto o interior virá apenas com acabamento preto e detalhes azuis. A Hyundai ainda não divulgou o preço do Ioniq 5 N, nem quando ele chegará às lojas, o que pode acontecer ainda em 2023. O modelo Ioniq 5 Limited mais completo custa US$ 53.935, ou cerca de R$ 259 mil.

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