Segmento mais beneficiado pelos incentivos governamentais, os hatches registraram boa evolução nas vendas de junho. Com 53.945 unidades somando os modelos das três categorias – 30% do total de 179.691 unidades emplacadas no país -, a alta em relação ao mesmo período do ano passado (44.049) foi de quase 23%. Na comparação com maio (39.049), a evolução foi ainda maior (+38,1%).
Na categoria de entrada, o crescimento registrado nas últimas semanas foi superior a 85%. Com maior alta (+117%), o Renault Kwid (5.933) encurtou para menos de mil unidades a sua desvantagem em relação ao líder Fiat Mobi (6.895) – no mês anterior, a diferença havia sido superior a 1,4 mil unidades. Fechando a lista, o Caoa Chery iCar emplacou apenas 12 unidades.
Hatches Subcompactos |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2023 |
JUN/23 |
MAI/23 |
JUN/22 |
% JUN 23 |
% MAI 23 |
VARIAÇÃO JUN/MAI |
VARIAÇÃO 2023/2022 |
1º |
FIAT MOBI |
30443 |
6895 |
4196 |
4725 |
53,70% |
60,53% |
64,32% |
45,93% |
2º |
RENAULT KWID |
26648 |
5933 |
2725 |
5042 |
46,21% |
39,31% |
117,72% |
17,67% |
3º |
CAOA CHERY ICAR |
50 |
12 |
11 |
11 |
0,09% |
0,16% |
9,09% |
9,09% |
57141 |
12840 |
6932 |
9778 |
100,00% |
100,00% |
85,23% |
31,32% |
Já entre os modelos intermediários, o Polo (9.949) repetiu a liderança de maio e registrou seu recorde de vendas pelo 2º mês seguido – deste total, pouco mais de 47% foram do Polo Track (4.690) segundo a Fenabrave. Adversário mais próximo, o Chevrolet Onix (44.113) fechou o 1º semestre com quase 7 mil unidades à frente do VW. O Argo, com 6.747, novamente completou o pódio.
Próximo do Fiat, o Hyundai HB20 (6.420) foi o único a perder espaço no top 5 nos últimos doze meses (-19%). O Citroën C3 (2.930) veio na sequência com o seu melhor resultado no ano e com a maior evolução na comparação com maio. Sexto colocado, o Peugeot 208 (2.718) ainda não havia tido desempenho similar em 2023. Destaque negativo, o Honda City Hatch (791) teve seu mês mais fraco desde as 260 unidades de fevereiro de 2022.
Hatches Compactos |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2023 |
JUN/23 |
MAI/23 |
JUN/22 |
% JUN 23 |
% MAI 23 |
VARIAÇÃO JUN/MAI |
VARIAÇÃO 2023/2022 |
1º |
VW POLO |
37722 |
9949 |
7636 |
248 |
24,33% |
23,91% |
30,29% |
3911,69% |
2º |
CHEVROLET ONIX |
44113 |
8261 |
6947 |
3948 |
20,20% |
21,75% |
18,91% |
109,25% |
3º |
FIAT ARGO |
31920 |
6747 |
4710 |
3097 |
16,50% |
14,75% |
43,25% |
117,86% |
4º |
HYUNDAI HB20 |
34003 |
6420 |
4245 |
7938 |
15,70% |
13,29% |
51,24% |
-19,12% |
5º |
CITROËN C3 |
11338 |
2930 |
1607 |
16 |
7,16% |
5,03% |
82,33% |
18212,50% |
6º |
PEUGEOT 208 |
11546 |
2718 |
2463 |
4348 |
6,65% |
7,71% |
10,35% |
-37,49% |
7º |
TOYOTA YARIS |
11880 |
1940 |
2458 |
2239 |
4,74% |
7,70% |
-21,07% |
-13,35% |
8º |
RENAULT SANDERO |
3559 |
1004 |
598 |
1061 |
2,45% |
1,87% |
67,89% |
-5,37% |
9º |
HONDA CITY HATCH |
6640 |
791 |
968 |
1564 |
1,93% |
3,03% |
-18,29% |
-49,42% |
10º |
VW GOL |
5932 |
89 |
225 |
9434 |
0,22% |
0,70% |
-60,44% |
-99,06% |
11º |
JAC E-JS1 |
221 |
33 |
63 |
56 |
0,08% |
0,20% |
-47,62% |
-41,07% |
12º |
BYD DOLPHIN |
17 |
7 |
10 |
0 |
0,02% |
0,03% |
-30,00% |
- |
13º |
FIAT UNO |
20 |
3 |
3 |
15 |
0,01% |
0,01% |
0,00% |
-80,00% |
14º |
FORD KA |
8 |
2 |
1 |
1 |
0,00% |
0,00% |
100,00% |
100,00% |
15º |
FIAT PALIO |
4 |
1 |
1 |
1 |
0,00% |
0,00% |
0,00% |
0,00% |
16º |
FORD FIESTA |
1 |
1 |
0 |
0 |
0,00% |
0,00% |
- |
- |
17º |
TOYOTA ETIOS HATCH |
1 |
1 |
0 |
0 |
0,00% |
0,00% |
- |
- |
198925 |
40897 |
31935 |
33966 |
100,00% |
100,00% |
28,06% |
20,41% |
Por fim, o Mini Cooper (64) completou cinco meses seguidos no topo entre os modelos mais caros. Com apenas 6 emplacamentos em maio, o Nissan Leaf subiu para a 2ª posição com 56 unidades, 14 a mais do que o Audi A3 (42). O Chevrolet Cruze Sport6 (34), que já teve a aposentadoria confirmada para o final deste ano, completou oito meses seguidos sem chegar à marca de 100 unidades.
Hatches Premium |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2023 |
JUN/23 |
MAI/23 |
JUN/22 |
% JUN 23 |
% MAI 23 |
VARIAÇÃO JUN/MAI |
VARIAÇÃO 2023/2022 |
1º |
MINI COOPER/JCW |
408 |
64 |
89 |
50 |
30,77% |
46,35% |
-28,09% |
28,00% |
2º |
NISSAN LEAF |
161 |
56 |
6 |
36 |
26,92% |
3,13% |
833,33% |
55,56% |
3º |
AUDI A3 |
176 |
42 |
36 |
22 |
20,19% |
18,75% |
16,67% |
90,91% |
4º |
CHEVROLET CRUZE SPORT6 |
205 |
34 |
45 |
150 |
16,35% |
23,44% |
-24,44% |
-77,33% |
5º |
MERCEDES-BENZ CLASSE A |
25 |
5 |
5 |
5 |
2,40% |
2,60% |
0,00% |
0,00% |
6º |
BMW SÉRIE 1 |
16 |
4 |
2 |
5 |
1,92% |
1,04% |
100,00% |
-20,00% |
7º |
FIAT 500E |
38 |
2 |
8 |
7 |
0,96% |
4,17% |
-75,00% |
-71,43% |
8º |
BMW i3 |
12 |
1 |
1 |
30 |
0,48% |
0,52% |
0,00% |
-96,67% |
1041 |
208 |
192 |
305 |
100,00% |
100,00% |
8,33% |
-31,80% |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen já prepara antiga fábrica do Polo para produzir elétricos
Novo Dodge Charger a gasolina deve chegar antes do esperado; entenda
Vendas em setembro: Strada e Polo lideram e Hilux entra no Top 10
Marcopolo lança o Nomade, motorhome diesel, automático e 4x4, por R$ 1,6 mi
Hatches em agosto: VW Polo dispara nas vendas, mas Fiat Mobi cai
Kia Tasman: projeção revela variante SUV para brigar com Toyota SW4
Teste: VW Polo Rock in Rio encara a trilha pop