Há dois meses, a Honda lançou na Índia a Shine 100. É a moto mais barata da empresa no mercado indiano e também a mais barata naquele país com partida elétrica. Para comparação, seu preço anunciado por lá foi de 64.900 rúpias, o que dá cerca de R$ 3,8 mil. O modelo mais barato da marca no Brasil é a Pop 110i, que parte de R$ 9.010 sem frete.

Agora, uma nova rodada de patentes divulgadas pelo INPI, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial mostraram que a Honda já efetuou o pedido de registro de uma nova moto no Brasil. Pelas imagens, fica claro se tratar da Shine 100 apresentada há pouco para o mercado indiano. 

Galeria: Honda Shine é registrada no Brasil

Antes de ficarem empolgados com a possibilidade de a Honda lançar uma nova moto por praticamente metade do preço da Pop, as imagens de registro não estão muito detalhadas, o que já adianta a baixa probabilidade de a Shine 100 chegar ao Brasil. O modelo equivalente mais próximo à ela seria a misteriosa Mottu Sport 110, da indiana TVS. Mas como essa moto não é vendida ao público, é difícil ter uma noção de preços para cá.

Além disso, é pouco provável que a Honda lance um modelo mais barato que a Pop 110, uma das motos mais vendidas do país. Outro fator que joga contra a chegada da Honda Shine 100 no Brasil é que a patente mostra claramente o modelo indiano sem alterações. Isso pode ser notado pela presença de equipamentos como suporte para placa dianteira abaixo do farol, protetor de corrente e protetor de roda.

Honda Shine 100 azul

O que a Honda Shine 100 oferece?

Um dos fatores que chama a atenção na moto é a pequena Honda Shine 100 traz alguns equipamentos que a nossa Pop 110i não tem. Entre eles estão um tanque convencional que não exige abrir o banco para abastecer, rodas de liga leve, partida elétrica e até mesmo um marcador de combustível. Por aqui, a Pop 110i tem apenas rodas raiadas e uma luz de aviso quando o nível do combustível no tanque está baixo.

A nova Honda Shine 100 traz um propulsor monocilíndrico arrefecido a ar com 98,98 cm3 de capacidade. Ele já é alimentado por injeção eletrônica, tem catalizador e tem o sistema ESP de eficiência energética da marca, algo que é encontrado apenas na linha PCX e ADV de scooters no Brasil. O motor tem entregas modestas, com apenas 7,38 cv de potência a 7.500 rpm e 0,8 kgfm de torque a 5.000 rpm. A transmissão é mecânica com 4 velocidades e a partida pode ser feita por pedal ou por botão.

As rodas de liga leve são de 17 polegadas e a suspensão é convencional, com garfo telescópico na dianteira e duplo amortecedor na traseira. Os freios são a tambor em ambas as rodas, mas já possuem acionamento combinado como a Pop 110i. Com somente 1.955 mm de comprimento e um assento a 786 mm do solo, a Shine 100 pesa somente 99 kg em ordem de marcha.

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