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Propaganda da Kombi com Elis Regina pode lançar desafio ético para a VW

Conar abriu representação ética contra comercial que reviveu cantora com inteligência artificial

Propaganda da Volkswagen reviveu Elis Regina com inteligência artificial
02:01

Há 7 dias, a Volkswagen revelou um vídeo em celebração aos 70 anos da filial brasileira da empresa. Nele, chamou a atenção a presença da cantora Maria Rita e de sua mãe, Elis Regina, falecida em 1982. O dueto para cantar "Como Nossos Pais", escrita por Belchior, a bordo de uma ID.Buzz e uma Kombi Clássica foi possível graças ao uso de ferramenta de inteligência artificial.

O vídeo passa por várias décadas, exibindo diversos carros icônicos da Volkswagen no Brasil. Além da Kombi, ainda aparecem Brasília, Fusca, Parati e SP2, entre outros. O intuito é mostrar  o passar das décadas e a relação das diferentes gerações com os veículos fabricados pela Volkswagen nos últimos 70 anos no Brasil. Maria Rita a bordo da ID.Buzz e Elis Regina na Kombi seria uma espécie de "passagem de bastão".

VW ID.Buzz apresentação

A ideia da Volkswagen pode ter sido representar sua nova fase cheia de novas tecnologias, mas ter revivido a cantora pode trazer problemas para a montadora. A peça publicitária fez com que o Conar, o Conselho Nacional de Autorregulação Publicitária, entrasse com uma representação ética contra contra a propaganda, a Volkswagen e a AlmapBBDO, sua agência publicitária.

O Conar teria entrado com a ação contra a montadora motivada por queixas de consumidores. Eles estariam questionando se é ético ou não utilizar ferramentas de inteligência artificial para propagandas com o objetivo proposto pela peça publicitária da Volkswagen. O conselho aponta ainda questões sobre o "respeito à personalidade e existência da artista, e veracidade". 

A questão agora será examinada levando em consideração o Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitar, especialmente os pontos que tocam princípios de respeitabilidade. A ação também questiona se há a possibilidade de causar confusão entre ficção e realidade para algumas pessoas ao assistirem a propaganda.

VW ID.Buzz no Brasil

A ação agora será julgada nas próximas semanas por uma das instâncias do Conselho de Ética do Conar, com a possibilidade de a Volkswagen e sua agência se defenderem. Pela regulamentação do Conar, a ação deve ser julgada em 45 dias a partir da abertura da representação apresentada.

Questionada pelo Motor1.com Brasil, a Volkswagen do Brasil declarou apenas que:

“A Volkswagen do Brasil foi notificada pelo CONAR em 10 de julho e apresentará sua resposta no prazo concedido.”
VW ID.Buzz no Brasil

A Kombi elétrica

Polêmicas à parte, em evento de comemoração aos 70 anos da Volkswagen do Brasil, a marca confirmou que a velha senhora voltará totalmente transformada como reflexo dos novos tempos. Mundialmente, a nova Kombi é batizada como Volkswagen ID. Buzz, nome que deve ser mantido por aqui. Da antiga Kombi a única característica que a nova geração traz é a disposição de um único motor, elétrico, instalado no eixo traseiro.

Nenhuma informação técnica foi revelada. Construída com a plataforma MEB, tem 204 cavalos de potência e 31,6 kgfm de torque. Para o mercado europeu, a marca declara autonomia de 417 km, seguindo o ciclo de testes WLTP, entregues pelo conjunto de baterias de 77 kWh. Os preços ainda não foram anunciados e apenas 70 unidades da ID.Buzz serão importadas para o Brasil. 

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