Representante da General Motors no segmento de minivans no Brasil, a Chevrolet Spin acaba de alcançar 350 mil unidades produzidas em solo nacional. Com montagem concentrada na fábrica de São Caetano do Sul (SP), a MPV está à venda no mercado brasileiro desde junho de 2012 e alcança a marca histórica como líder absoluta do segmento no país.
Desenvolvida sobre a plataforma GSV (a mesma usado pelo Onix da geração passada e pelo finado Cobalt), a Spin chegou ao mercado com a missão de suceder a saudosa Zafira (projeto originalmente Opel vendido como Chevrolet no Brasil). Ao longo dos anos, manteve posição na dianteira da categoria e praticamente não enfrentou concorrência - tranquilidade que poderá acabar em breve com a chegada do Citroën C3 Aircross.
Ao todo, a Spin mede 4,41 metros de comprimento, até 1,76 m de largura, 1,68 m de altura e 2,62 metros de entre-eixos. Sob o capô, o conhecido motor 1.8 flex aspirado desenvolve até 111 cv a 5.200 rpm e 17,7 kgfm de torque a 2.600 rpm. O câmbio pode ser manual ou automática de 6 marchas.
Desde a linha 2023, a Chevrolet implementou no propulsor novidades na arquitetura eletrônica, sistemas de exaustão, indução e armazenamento e distribuição de combustível. Com isso, houve redução de emissões média de gases em até 43%.
Atualmente, o portfólio da Spin é composto por 7 versões, que se diferenciam pela opção de câmbio, oferta de bancos (5 ou 7 lugares) e visual (diferencial da Activ aventureira).
Spin reestilizada em testes
Ao mesmo tempo em que comemora 350 mil unidades produzidas, a Spin se prepara para passar por importante renovação visual. Será a segunda reestilização aplicada nesta geração, com mudanças que prometem ficar concentradas especialmente na dianteira. O design será inspirado na frente da Montana, com faróis divididos e grade com formato mais agressivo. O lançamento será em 2024.
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