A nova geração da Chevrolet S10 fará sua estreia no ano que vem no Brasil, com produção em São José dos Campos (SP). Aos poucos, vamos descobrindo alguns detalhes sobre os planos da GM para a picape média, que já completa 11 anos desde que a terceira geração chegou ao país. As últimas informações de bastidores revelam que, ao invés de copiar o design da sua prima norte-americana Colorado, terá apenas alguns de seus elementos, adaptados pelo time de design local.
De acordo com informações obtidas pelo site GM Authority, a Chevrolet S10 não seguira os mesmos passos que a Colorado, sem mudar completamente. Ao invés disso, manterá a plataforma e estratura da atual. O que mudará mesmo é o seu design, trazendo uma nova frente que seria uma mistura entre a S10 atual e a Colorado. O site explica que até parecerá bastante com o modelo vendido nos EUA e Canadá, porém com algumas diferenças.
A GM estaria trabalhando em algumas alterações como os paineis da caçamba com uma nova estamparia, para que fique com a mesma identidade de design usada pela marca em outras picapes. As rodas de liga leve também trarão um desenho exclusivo. Por outro lado, tanto as portas quanto a estrutura da cabine serão semelhantes às atuais.
O lado de dentro será redesenhado completamente, adotando linhas semelhantes às da Colorado, assim como boa parte de suas tecnologias – resolvendo o problema da S10 atual, que parece mais antiga em comparação às rivais. Deve receber uma nova central multimídia com uma moldura igual à da Montana. Como é um veículo mais caro, as versões topo de linha podem receber um painel de instrumentos digital, ainda mais com a nova Ford Ranger trazendo o equipamento. Como manterá o freio de estacionamento mecânico e uma versão com transmissão manual, o console central será específico para o modelo nacional.
Na parte mecânica, o GM Authority aponta que a nova Chevrolet S10 seguirá com o motor 2.8 Duramax, um propulsor de quatro cilindros, com turbo e abastecido somente com diesel. Será modificado para entregar mais potência e torque, além de reduzir as emissões de poluentes. Espera-se que ganhe o tanque de Arla32 como alguns de seus rivais, uma medida que ajudará a picape a atender as futuras regras do Proconve L8. O site comenta sobre uma transmissão automática de 8 marchas, o que também ajudará na economia de combustível.
A nova geração da Chevrolet S10 está prevista para o começo de 2024 e será acompanhado do Trailblazer, SUV com quem compartilha plataforma, motor e boa parte das peças. Precisará de uma boa renovação, pois o segmento ganhará mais alguns concorrentes. Rumores apontam que a Ford produzirá o Everest na Argentina e a GWM confirmou que fará no Brasil um utilitário baseado na sua futura picape nacional.
Fonte: GM Authority
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novas Chevrolet S10 e Spin 2025 chegam à Argentina por até R$ 360.000
Mercedes-Benz CLA elétrico bate recorde do Porsche Taycan
GM contratará 200 funcionários para fábrica da S10
Porsche bateu recorde em 2023, mas já não cresce como antes; por quê?
Chevrolet S10 2025 tem primeiro reajuste e fica mais cara em toda linha
VW Taos Comfortline fica mais barato que T-Cross com desconto de R$ 21.000
Teste: Chevrolet S10 High Country 2025 melhorou tudo o que pôde