A Mercedes-Benz acaba de apresentar os primeiros detalhes a respeito do CLE 2024. Desenvolvido para substituir de uma só vez os cupês Classe C e Classe E, o modelo chega ao mercado como uma das maiores apostas da história da marca no segmento. As vendas serão iniciadas a partir do ano que vem, começando pela Europa.
Em termos dimensionais, o CLE 2024 mede 4,85 metros de comprimento e, na prática, é maior que o Classe C Coupé (16 centímetros) e até que o Classe E Coupé (1,5 cm). A própria Mercedes-Benz fala que o modelo é o maior cupê do segmento. Para efeito de comparação, o rival BMW Série 4 Coupé mede 4,77 metros de comprimento.
Na largura, o CLE mede 1,86 metro e na altura 1,43 metro, enquanto a distância entre-eixos é de 2,85 metros. A marca promete "significativamente mais espaço no CLE do que no Classe C Coupé" e, para os passageiros traseiros, são 10 milímetros a mais de espaço para a cabeça, 19 milímetros a mais para os ombros e 72 milímetros a mais para os joelhos. O porta-malas aumentou em 60 litros e deve "acomodar três sacos de golfe sem problemas".
No interior, o painel e diversos elementos são compartilhados com o Classe C Sedan. Destaque para o quadro de instrumentos digital de 12,3 polegadas e a tela vertical de entretenimento com 11,9 polegadas. O sistema MBUX vêm com recursos trazidos do Classe E, incluindo aplicativos de entretenimento com TikTok, jogo Angry Birds, sistema de videoconferência Zoom e agora mais de 30 provedores de streaming.
Chamam atenção ainda os bancos esportivos desenvolvidos especialmente para o CLE, que contam com dois alto-falantes ao nível dos encostos de cabeça com Dolby Atmos e áudio espacial.
Sob o capô, a versão mais potente CLE 450 4Matic tem motor 3.0 de 6 cilindros em linha com 381 cv de potência e 50,9 kgfm de torque. Dados de fábrica indicam aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 4,4 segundos e máxima de 250 km/h. Um degrau abaixo, o CLE 300 4Matic tem motor 2.0 turbo com 258 cv e 40,7 kgfm de força. Neste caso, são 6,2 segundos de aceleração.
Há ainda versões com 204 cv e, no caso da Europa, o CLE 220d turbodiesel com 197 cv e 44,8 kgfm de torque. Todos têm em comum sistema híbrido-leve de 48 volts e câmbio automático de 9 marchas. As vendas serão iniciadas em 2024.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Mercedes-AMG GT43 Coupé é um dos 4 cilindros mais caros já feitos
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Mercedes-Benz CLA elétrico bate recorde do Porsche Taycan
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são básicos
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Teste Mercedes-AMG GLB 35: rápido, discreto e refinado