Em entrevista concedida recentemente ao jornal alemão Frankfurter Allgemeine Zeitung, o CEO da Mercedes-Benz, Ola Kalleniues, deu declarações importantes sobre a visão da empresa em relação ao segmento de veículos elétricos. De acordo com o executivo, os EVs são “tecnicamente superiores” aos motores de combustão interna, até mesmo aqueles alimentados por combustíveis sintéticos.

Kalleniues disse que a companhia concentrará ainda mais esforços na eletrificação e reduzirá investimento em carros tradicionais nos próximos anos. "O carro elétrico ainda é uma tecnologia jovem em comparação com o motor de combustão", disse o executivo. "Ainda vemos um grande potencial de progresso: o motor elétrico ultrapassará o motor de combustão interna em termos de desempenho antes do final desta década."

Galeria: Mercedes-Benz Classe E 2024

A Mercedes-Benz continuará vendendo carros movidos a combustão nos próximos anos, mas concentrará esforços de fato no desenvolvimento de modelos elétricos mais eficientes e verdes. O CEO disse também que a marca desenvolverá novas arquiteturas pensando apenas nos elétricos e, enquanto for necessário, as adaptará para acomodar motores tradicionais. Em última análise, a empresa quer alcançar a neutralidade em CO2 até 2039.

De modo geral, os investimentos em motores térmicos seguirão apenas pelos próximos anos, de modo a atender principalmente aos novos padrões de emissões Euro 7. Por volta de meados da década, a Mercedes-Benz terá reduzido os investimentos em propulsores tradicionais em até 80%.

A China provavelmente será o último mercado-chave para motores a gasolina da marca, mas serão sempre eletrificados (híbridos plug-in) e desenvolvidos em conjunto com parceiros locais como a Geely.

Exterior do SUV Mercedes-Benz EQS 2023

A virada energética, vale lembrar, não mudará o posicionamento de mercado da Mercedes-Benz. Kallenius reiterou que a empresa continuará concentrada no mercado high-end, mas também oferecerá aos seus clientes carros de luxo de nível básico. "A nova tecnologia que estamos desenvolvendo para nossos modelos de luxo para garantir a sustentabilidade ecológica também será usada em outros carros em algum momento no futuro", explicou.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com