As notícias de que a Triumph estava trabalhando em novo modelo de entrada causaram furor no mercado internacional, ainda que esta novidade estivesse sendo desenvolvida em parceria com a indiana Bajaj. Depois de apresentar as primeiras imagens oficiais e revelar os detalhes técnicos da inédita Speed 400, a moto começou a ser vendida na Índia.
No mercado indiano, a nova Triumph Speed 400 foi anunciada com preços partindo de 233.000 rúpias, o que dá cerca de R$ 13,7 mil reais na conversão direta da moeda. É um valor que a colocaria em posição de vantagem na comparação com uma Honda CG 160 Fan no Brasil, que tem preços partindo de R$ 14.570 sem frete.
Outra comparação de preços interessante é com a Royal Enfield Meteor 350, moto que é vendida tanto aqui quanto na Índia. Em seu mercado natal, a clássica parte de cerca de 205 mil rúpias, ou aproximadamente R$ 12 mil. Aqui no Brasil, a moto da Royal Enfield parte de R$ 21.790. Então um valor próximo a R$ 25 mil seria plausível para quando a Triumph comercializar a Speed 400 no Brasil.
Enquanto a Triumph do Brasil ainda não fez nenhuma declaração a respeito da venda da nova moto mais barata da marca por aqui, executivos da empresa britânica já afirmaram que a Speed 400 será montada na Índia, na Tailândia e no Brasil. Ou seja, a novidade não só será oferecida em nosso país, como também ser á produzida aqui.
A Triumph Speed 400 é equipada com um motor monocilíndrico de 398 cm3 de capacidade, já com arrefecimento a líquido. Ele é capaz de entregar 40 cv de potência a 8.000 rpm e 3,8 kgfm de torque a 6.500 rpm. O câmbio é mecânico de 6 velocidades. A Speed 400 usa um novo design híbrido de quadro de perímetro feito de aço tubular, juntamente com um subquadro traseiro aparafusado. A suspensão dianteira é composta por um garfo invertido com tubos de 43 mm que oferecem 140 mm de curso. A suspensão traseira consiste em um monoamortecedor de pré-carga ajustável com um reservatório externo.
Quanto aos freios, a Speed 400 recebe uma pinça radial de quatro pistões na frente com disco de freio de 300 mm. Na traseira, há uma única pinça flutuante e um disco de 230 mm. O ABS é de fábrica, assim como as linhas de freio de aço inoxidável trançadas. A Speed 400 usa rodas de liga leve de 17 polegadas de diâmetro, que vêm envoltas em pneus Metzeler Sportec M9RR de fábrica. Nas medidas, a nova Triumph Speed 400 tem 1.376 mm de entre-eixos. Tanque de combustível acomoda até 13 litros de combustível e o peso declarado é de 170 kg.
A nova moto mais barata da marca possui um acelerador eletrônico. Ele também vem com controle de tração desligável, bem como ABS dianteiro e traseiro, fornecidos pela Bosch. Um velocímetro analógico com uma tela LCD integrada faz a vez de painel de instrumentos na Speed 400, e você pode acessar sua funcionalidade por meio de um botão montado no guidão.
Há também uma porta de carregamento USB-C. Como a maioria das novas motos lançadas em 2023, Triumph Speed 400 vem com iluminação totalmente por lâmpadas de LED. Uma trava de direção e um imobilizador também vêm de série na Speed 400. A Triumph Speed 400 2024 será vendida na Índia em três opções de pintura: Carnival Red, Caspian Blue ou Phantom Black.
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