Em alta pelo 10º mês seguido, o mercado europeu comercializou 1.121.644 veículos novos em maio. Segundo a ACEA, entidade que representa os fabricantes no Velho Continente (incluindo, além dos 26 países da União Europeia, Reino Unido, Noruega, Islândia e Suíça), o resultado representou uma evolução de 18,2% frente ao mesmo período do ano passado.
Deste total, pouco mais de 15% foram de modelos 100% elétricos – os veículos movidos a gasolina e diesel, no entanto, ainda representam quase 50% das vendas. Os quatro maiores mercados (Alemanha, França, Reino Unido e Itália) avançaram pelo menos 14% cada. No acumulado dos cinco primeiros meses de 2023, as 5.323.630 unidades mostram uma alta de 17,4%.
Líder entre as montadoras, a Volkswagen (118.169) perdeu participação de mercado no período. O destaque de maio foi a vice-liderança da BMW (69.499), melhor posição já ocupada pela alemã, repetindo o desempenho de abril de 2020 de acordo com o Best Selling Cars Blog. Com o resultado, a BMW agora está 1,4 mil unidades atrás da Audi (65.673) em 2023. A Toyota, com 68.779 unidades, garantiu lugar no pódio pelo 18º mês seguido.
POS. |
MARCA |
MAI.23 |
% MERCADO 2023 |
MAI.22 |
% MERCADO 2022 |
% VARIAÇÃO 2023/2022 |
1º |
VOLKSWAGEN |
118.169 |
10,5% |
103.180 |
10,9% |
14,5% |
2º |
BMW |
69.499 |
6,2% |
54.152 |
5,7% |
28,3% |
3º |
TOYOTA |
68.779 |
6,1% |
66.025 |
7,0% |
4,2% |
4º |
AUDI |
65.673 |
5,9% |
50.721 |
5,3% |
29,5% |
5º |
RENAULT |
62.073 |
5,5% |
48.013 |
5,1% |
29,3% |
6º |
PEUGEOT |
61.644 |
5,5% |
55.758 |
5,9% |
10,6% |
7º |
SKODA |
57.634 |
5,1% |
42.357 |
4,5% |
36,1% |
8º |
MERCEDES-BENZ |
53.045 |
4,7% |
52.355 |
5,5% |
1,3% |
9º |
KIA |
51.513 |
4,6% |
48.693 |
5,1% |
5,8% |
10º |
DACIA |
48.022 |
4,3% |
33.253 |
3,5% |
44,4% |
11º |
HYUNDAI |
45.568 |
4,1% |
48.286 |
5,1% |
-5,6% |
12º |
FORD |
44.900 |
4,0% |
46.170 |
4,9% |
-2,8% |
13º |
OPEL/VAUXHALL |
40.841 |
3,6% |
40.607 |
4,3% |
0,6% |
14º |
FIAT |
31.479 |
2,8% |
40.793 |
4,3% |
-22,8% |
15º |
CITROËN |
30.325 |
2,7% |
32.890 |
3,5% |
-7,8% |
16º |
TESLA |
29.600 |
2,6% |
1.465 |
0,2% |
1920,5% |
17º |
VOLVO |
26.804 |
2,4% |
19.153 |
2,0% |
39,9% |
18º |
NISSAN |
20.703 |
1,8% |
19.177 |
2,0% |
8,0% |
19º |
SEAT |
20.593 |
1,8% |
23.176 |
2,4% |
-11,1% |
20º |
CUPRA |
17.913 |
1,6% |
13.697 |
1,4% |
30,8% |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
TOTAL |
1.121.644 |
... |
948.815 |
... |
18,2% |
|
ACUMULADO |
5.323.630 |
... |
4.534.805 |
... |
17,4% |
Observações:
- Números de marcas incluem vendas dos 26 países da União Europeia (Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, Chipre, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Polônia, Portugal, República Checa, Romênia, Espanha e Suécia) + Islândia, Noruega, Suíça e Reino Unido.
Preferido em abril, o Dacia Sandero (21.745) repetiu a dose no mês passado graças a um avanço de quase 80% frente a 2022 e agora está a pouco mais de 3 mil unidades do Tesla Model Y (21.530) no acumulado de 2023. A briga pelo último lugar do pódio foi bastante acirrada, com vitória do VW T-Roc (18.333) por menos de 200 unidades à frente do 5º colocado.
Separados por apenas 79 unidades, Peugeot 208 (18.157) e Renault Clio (18.078), este com crescimento de pouco mais de 87%, completaram o top 5. Campeão de vendas no continente até 2021, o VW Golf (15.424) foi o 8º. Destaque para a presença do VW Tiguan (15.059) – o desempenho também inclui a versão Allspace – entre os dez primeiros.
Da Itália vieram dois dois destaques negativos do mês passado, ambos da Fiat: 500 (13.835) e Panda (9.035) registraram quedas acima dos 20%. Maio também marcou o aparecimento do Kia Picanto (7.403) no top 50 após um longo período. Estreando no ranking, o Renault Austral – substituto do Kadjar – foi o preferido por 7.174 consumidores.
POS. |
MODELO |
MAI.23 |
% MERCADO 2023 |
MAI.22 |
% MERCADO 2022 |
% VARIAÇÃO 2023/2022 |
1º |
DACIA SANDERO |
21.745 |
1,9% |
12.088 |
1,3% |
79,9% |
2º |
TESLA MODEL Y* |
21.530 |
1,9% |
- |
- |
- |
3º |
VW T-ROC |
18.333 |
1,6% |
16.971 |
1,8% |
8,0% |
4º |
PEUGEOT 208 |
18.157 |
1,6% |
18.245 |
1,9% |
-0,5% |
5º |
RENAULT CLIO |
18.078 |
1,6% |
9.650 |
1,0% |
87,3% |
6º |
OPEL/VAUXHALL CORSA |
17.405 |
1,6% |
18.166 |
1,9% |
-4,2% |
7º |
TOYOTA YARIS |
15.741 |
1,4% |
12.448 |
1,3% |
26,5% |
8º |
VW GOLF |
15.424 |
1,4% |
14.937 |
1,6% |
3,3% |
9º |
SKODA OCTAVIA* |
15.183 |
1,4% |
- |
- |
- |
10º |
VW TIGUAN / ALLSPACE* |
15.059 |
1,3% |
- |
- |
- |
11º |
PEUGEOT 2008 |
14.845 |
1,3% |
11.733 |
1,2% |
26,5% |
12º |
FORD PUMA |
14.477 |
1,3% |
13.418 |
1,4% |
7,9% |
13º |
TOYOTA YARIS CROSS |
14.134 |
1,3% |
10.782 |
1,1% |
31,1% |
14º |
FIAT 500 |
13.835 |
1,2% |
17.790 |
1,9% |
-22,2% |
15º |
RENAULT CAPTUR |
13.769 |
1,2% |
11.107 |
1,2% |
24,0% |
16º |
HYUNDAI TUCSON |
13.712 |
1,2% |
13.883 |
1,5% |
-1,2% |
17º |
KIA SPORTAGE |
13.236 |
1,2% |
12.362 |
1,3% |
7,1% |
18º |
DACIA DUSTER |
13.064 |
1,2% |
10.422 |
1,1% |
25,4% |
19º |
AUDI A3 |
11.630 |
1,0% |
7.762 |
0,8% |
49,8% |
20º |
VOLVO XC40 |
11.555 |
1,0% |
6.777 |
0,7% |
70,5% |
21º |
TOYOTA COROLLA |
11.013 |
1,0% |
11.192 |
1,2% |
-1,6% |
22º |
FORD KUGA |
10.594 |
0,9% |
13.762 |
1,5% |
-23,0% |
23º |
PEUGEOT 3008 |
10.535 |
0,9% |
10.622 |
1,1% |
-0,8% |
24º |
NISSAN QASHQAI |
10.346 |
0,9% |
9.076 |
1,0% |
14,0% |
25º |
VW POLO |
10.266 |
0,9% |
10.978 |
1,2% |
-6,5% |
26º |
MINI |
10.127 |
0,9% |
9.938 |
1,0% |
1,9% |
27º |
CUPRA FORMENTOR |
9.889 |
0,9% |
8.823 |
0,9% |
12,1% |
28º |
OPEL/VAUXHALL MOKKA |
9.426 |
0,8% |
9.076 |
1,0% |
3,9% |
29º |
CITROËN C3 |
9.071 |
0,8% |
11.267 |
1,2% |
-19,5% |
30º |
FIAT PANDA |
9.035 |
0,8% |
13.806 |
1,5% |
-34,6% |
31º |
VW T-CROSS |
8.994 |
0,8% |
11.829 |
1,2% |
-24,0% |
32º |
PEUGEOT 308 |
8.798 |
0,8% |
9.304 |
1,0% |
-5,4% |
33º |
FORD FOCUS* |
8.684 |
0,8% |
- |
- |
- |
34º |
VW ID.4* |
8.543 |
0,8% |
- |
- |
- |
35º |
HYUNDAI KONA |
8.493 |
0,8% |
8.444 |
0,9% |
0,6% |
36º |
BMW SÉRIE 3 |
8.463 |
0,8% |
6.873 |
0,7% |
23,1% |
37º |
MERCEDES CLASSE C |
8.324 |
0,7% |
6.146 |
0,6% |
35,4% |
38º |
MERCEDES CLASSE A |
8.304 |
0,7% |
6.665 |
0,7% |
24,6% |
39º |
TOYOTA C-HR |
8.276 |
0,7% |
10.050 |
1,1% |
-17,7% |
40º |
BMW SÉRIE 1 |
8.208 |
0,7% |
5.946 |
0,6% |
38,0% |
41º |
SKODA KODIAQ* |
7.764 |
0,7% |
- |
- |
- |
42º |
DACIA JOGGER* |
7.731 |
0,7% |
- |
- |
- |
43º |
RENAULT ARKANA |
7.727 |
0,7% |
7.094 |
0,7% |
8,9% |
44º |
MG ZS* |
7.676 |
0,7% |
- |
- |
- |
45º |
SKODA KAROQ* |
7.541 |
0,7% |
6.200 |
0,7% |
21,6% |
46º |
BMW X1 |
7.496 |
0,7% |
6.809 |
0,7% |
10,1% |
47º |
KIA PICANTO* |
7.403 |
0,7% |
- |
- |
- |
48º |
RENAULT AUSTRAL* |
7.174 |
0,6% |
- |
- |
- |
49º |
VW PASSAT |
7.004 |
0,6% |
6.853 |
0,7% |
2,2% |
50º |
RENAULT MEGANE* |
6.984 |
0,6% |
- |
- |
- |
Observação: Os números de maio/22 dos modelos em destaque (*) estão indisponíveis.
Fontes: JATO / ACEA / Best Selling Cars Blog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
VW domina SP, Creta líder no RJ: veja mais vendidos por estado em outubro
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
VW Polo dispara e Hyundai HB20S é destaque: confira mais vendidos na 1ª quinzena de novembro
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
SUVs em outubro: Jeep Compass lidera e Tiggo 7 tem recorde de vendas
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Sedãs em outubro: BYD King supera Nissan Sentra; veja o ranking