Pequena revolução à vista para o novo Citroën C3. A empresa está se preparando para revelar a quarta geração do carro compacto francês para a Europa, com estreia prevista para outubro de 2023 e início das vendas no começo de 2024. A principal novidade, anunciada recentemente pela marca, é a inédita versão elétrica ë-C3, que terá um preço inferior a 25.000 euros, ou cerca de R$ 130 mil na conversão direta.

A Citroën fala em uma autonomia de mais de 300 km e a novidade será produzida na fábrica Stellantis em Trnava, Eslováquia. O que está faltando no momento, e será revelado no segundo semestre apenas, é o estilo final do novo Citroën C3, mas graças à nossa projeção exclusiva, você pode ver com antecedência como será o compacto francês.

Foto - Citroen C3 (2023) projeção

Citroën C3 (2023), projeção do Motor1.com

Inspiração no conceito Oli

Começando com o design em si, notamos imediatamente a revolução na dianteira do novo C3, que abandona todas as linhas de estilo anteriores da Citroën e adota as formas vistas no conceito Oli. Ele trará então uma dianteira mais quadrada, faróis com um novo estilo e um novo logotipo da Citroën.

oli_4

Conceito Citroen Oli, o interior

O uso de linhas angulares e nítidas é confirmado na lateral e na linha de cintura, enquanto os grandes paralamas mantêm uma ligação com as formas arredondadas. A traseira, por outro lado, parece um pouco mais tradicional e não muito diferente do que foi visto no Citroën C3 produzido e vendido na Índia e na América do Sul. O interior do novo Citroen C3, assim como o do conceito Oli mencionado acima, deve continuar a tradição da marca de oferecer um interior original, futurista e minimalista.

Foto - Citroen C3 (2023) projeção

Citroën C3 (2023) projeção do Motor1.com

Um novo C3 elétrico

A marca ainda afirmou que a nova geração do Citroën C3 europeu terá dimensões semelhantes às do modelo atual, ou seja, cerca de 4 metros de comprimento, e que será "primeiramente elétrico". No entanto, isso não exclui a possibilidade de que o C3 europeu também possa ser equipado com motores a gasolina, em particular o 1.2 PureTech também usado pelo C3 indiano. A base inicial será, de fato, a mesma, a "Smart Platform" usada na Índia e na América do Sul, que é uma versão especial das atuais plataformas CMP e e-CMP desenvolvidas precisamente para manter os custos baixos.

Galeria: Citroen C3 (2023) projeção

Envie seu flagra! flagra@motor1.com