Após menos de um mês desde que o governo anunciou um programa de incentivos às vendas de carro 0km, a demanda parece ter aumentado e os recursos alocados podem acabar bem antes do previsto. No entanto, isso não se traduziu numa estabilização da produção de veículos no país.
A Volkswagen anunciou a paralisação de suas três principais linhas de montagem no Brasil. A interrupção será temporária, mas atinge as fábricas de São Bernardo do Campo (SP), Taubaté (SP) e São José dos Pinhais (PR). A marca teria alegado que as atividades estariam suspensas por conta de uma "estagnação do mercado". Apenas a fábrica de motores em São Carlos (SP) continua em operação.
VW Novo Polo - Produção São Bernardo do Campo (SP)
Começando pela fábrica paranaense, onde hoje é produzido o T-Cross, a linha de montagem já trabalhava apenas com um dos seus dois turnos. O outro está com os contratos de trabalho dos operários suspensos desde 5 de junho. A medida, conhecida como "layoff", tem duração mínima de dois meses, mas pode durar até cinco meses. O segundo turno que será suspenso ficará parado de 26 a 30 de junho utilizando o banco de horas dos funcionários.
Já a fábrica de São Bernardo do Campo é responsável pela produção de quatro modelos: Polo reestilizado, Virtus, Nivus e Saveiro. Ela não passou pelo layoff, mas seus operários entrarão em regime de férias coletivas a partir de 10 de julho. A data de retorno não foi informada, mas a medida afetará os dois turnos de produção.
Volkswagen T-Cross - Fábrica São José dos Pinhais
A linha de montagem de Taubaté é responsável hoje pela fabricação do Polo Track, modelo de entrada da marca. Também foi historicamente responsável pela produção do Gol, que saiu de linha no ano passado. A fábrica suspendeu as atividades em 26 de junho e a previsão de retorno das atividades é 30 de junho. Por lá, a paralisação temporária também utilizará o banco de horas dos empregados.
Conforme a Automotive Business apontou, a suspensão vai de encontro com uma alta nas vendas da Volkswagen em 2023. A montadora acumulou o emplacamento de 90,9 mil unidades entre janeiro e maio deste ano, número que é 36% maior que o registrado em igual período de 2022. Na média, o mercado brasileiro de carros novos está com crescimento de 9,3% no período.
Fonte: Auto Esporte, Automotive Business
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