Recentemente, o novo CEO da Toyota, Koji Sato, revelou que pretende continuar lançando modelos esportivos feitos pela Toyota Gazoo Racing, mudando a estratégia da marca – antes, a empresa tinha dito que havia completado a linha GR. Não levou muito tempo para o mais novo modelo começar a ser preparado, pois a Toyota GR confirmou que apresentará um conceito no dia 10 de junho, durante as 24 Horas de Le Mans.

Além de anunciar a apresentação, a Toyota Gazoo Racing mostrou uma foto do modelo, que mostra só o para-choque e uma parte da frente, com o resto escondido pela porta de uma garagem. A preparadora também não disse muito para não revelar a identidade do carro, afirmando que é “equipado com tecnologias automotivas que foram desenvolvidas durante diversos desafios no automobilismo.” O para-choque dianteiro mostra que não é o hipercarro GR Super Sport, que teria sido cancelado após ter pegado fogo durante um teste há quase dois anos.

Toyota Gazoo Racing concept teaser
2023 Toyota Prius Prime

E o que pode ser? O fato de ter um espaço para placas mostra que é baseado em um carro de rua ao invés de algo totalmente inédito. Uma possibilidade é que seja um esportivo baseado no novo Prius, por conta do formato do para-choque e a posição dos ganchos de reboque, além das luzes de neblina. Toda a frente tem um formato bem parecido com o veículo híbrido.

Um GR Prius não seria algo tão estranho assim, considerando que a Toyota já oferece uma versão GR Sport para o carro no Japão desde 2017. Além disso, seria uma boa forma de demonstrar as capacidades do sistema híbrido. Há um tempo, até existia um rumor sobre uma variante esportiva com motor a hidrogênio. Claro, é tudo especulação até o momento.

A Toyota também não comenta se este conceito é pensado somente como um showcar ou se acabará dando origem a um modelo real, seja para o mundo do automobilismo ou seja para ser vendido de fato. Saberemos todos os detalhes somente em 10 de junho, quando começarem as 24 Horas de Le Mans deste ano.


VEJA NO CANAL MOTOR1.COM

Envie seu flagra! flagra@motor1.com