A Volkswagen deverá implementar importantes mudanças na estratégia comercial do Tiguan nos próximos anos. Na Europa, onde nasceu, o futuro do modelo está garantido e a próxima geração acaba de ter lançamento confirmado para outubro - protótipos camuflados já foram até mesmo apresentados pela marca. Em outros mercados, porém, o Tiguan como conhecemos não terá futuro e será substituído por outro SUV.
A informação foi indiretamente confirmada por Karl-Heinz Hell durante entrevista concedida ao site britânico Autocar. De acordo com o executivo, o modelo Tayron - atualmente vendido apenas na China - ganhará nova geração dentro de no máximo dois anos e passará a ter alcance comercial global. Com isso, acabará por substituir em Tiguan Allspace em diversas regiões, como rumores já vinham antecipando.
"Vamos estender nossa linha de SUVs existente em uma base global com a segunda geração Tayron, que já está em desenvolvimento e estará à venda em meados da década", disse Hell, que comanda o setor de engenharia de modelos médios e grandes da Volkswagen.
O atual Tayron é fabricado na China pela joint-venture FAW-VW e sai da fábrica de Tianjin. Já a nova geração, com alcance global, passará a ser montada também na Alemanha, especialmente na planta de Wolfsburg.
O modelo tomará como base a plataforma MQB Evo e será maior que o Tiguan 2024, oferecendo espaço extra e capacidade para levar até 7 passageiros, a exemplo do Tiguan Allspace. Ao mesmo tempo, ficará posicionado abaixo do Touareg, que seguirá ocupando o topo da linha de SUVs da Volkswagen. Mecanicamente, terá versões tradicionais e híbridas do tipo plug-in com 204 e 272 cv. Apenas no modo elétrico, o alcance será de 100 quilômetros.
Além disso, haverá enquadramento total com os regulamentos do Euro 7 programados para entrar em vigor em julho de 2025. A tração será dianteira ou integral 4Motion, dependendo da versão.
Volkswagen Tayron X
Em mercados da Europa, como no Reino Unido, o modelo repetirá o padrão da China e continuará se chamando Tayron. Já na América do Norte, a Volkswagen venderá o modelo como Tiguan, igualmente substituindo o Allspace atual. Além da versão de 7 lugares, o modelo terá na região uma variante cupê (versão já existente na China na geração atual chamada Tayron X).
Ao que tudo indica, a produção para o mercado norte-americano continuará sediada em Puebla, no México. A fábrica também abastece o Brasil e, por consequência, o Tayron/Tiguan também deverá desembarcar por aqui.
Fonte: Autocar
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen Nivus GTS já roda sem qualquer disfarce e chega em 2025
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Nome do novo SUV da VW será revelado na segunda-feira
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Volkswagen vê lucro líquido cair 64% no 3º trimestre
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
VW quase teve seu Twingo elétrico, mas sindicato atrapalhou planos