Já se passaram quase sete anos desde que a Volkswagen apresentou o Tiguan atual, então, é natural que esteja na hora de conhecer seu sucessor. Com a estreia mundial marcada para agosto, a marca vai mostrando o SUV médio aos poucos, desta vez com fotos do carro totalmente camuflado. Montado na plataforma MQB Evo, uma versão aprimorada da arquitetura atual, o modelo de terceira geração estará à venda na Europa no primeiro trimestre de 2024.
Apesar de estar coberto, é fácil ver que o novo Volkswagen Tiguan é menos quadradão do que seu antecessor, pois a VW optou por um design mais arredondado, semelhante ao do elétrico ID.4 (que chegará ao Brasil este ano). A marca sediada em Wolfsburg diz que esticou o veículo em 32 milímetros para 4.551 mm, enquanto a altura aumentou em 5 mm para 1.640 mm. A largura e a distância entre-eixos foram mantidas, em 1.939 mm e 2.681 mm, respectivamente.
Lembre-se de que essas proporções se referem ao modelo com o entre-eixos padrão, pois a Volkswagen confirmou que não fará mais o Tiguan Allspace na Europa, que será substituído pelo nova geração do Tayron, desenvolvido na China. Ainda não se sabe como isso afetará o Tiguan Allspace feito no México para todo o mercado americano, pois o Tayron será montado na Alemanha.
Voltando ao Tiguan 2024, ele promete ser mais prático, oferecendo um porta-malas de 648 litros ou 33 litros a mais do que seu antecessor, quando carregado até a altura do encosto do banco traseiro. Além disso, o motorista e o passageiro da frente têm um espaço extra de 9 mm para a cabeça, enquanto as pessoas sentadas atrás se beneficiam de 10 mm adicionais. Opte por uma versão mais cara e a Volkswagen instalará assentos com ventilação e funçã ode massagem, além de ajuste elétrico. Você poderá programar a ativação automática do aquecimento e da ventilação dos bancos com base na temperatura externa.
Depois do Touareg recentemente renovado, o Tiguan é o próximo VW a receber os faróis HD matrix como equipamento opcional. Seu farol alto pode iluminar a estrada à frente em até 500 metros. Cada farol tem nada menos que 19.200 micro-LEDs que podem ser controlados individualmente para melhorar a adaptabilidade com base nas condições de direção. Na traseira, há uma faixa de LED de largura total, pois estamos em 2023 e, aparentemente, todo carro precisa ter uma barra de luz.
Embora não tenham sido fornecidas imagens do interior, sabemos que as versões mais baratas do Tiguan usarão uma multimídia com tela de 12,9 polegadas, enquanto as mais sofisticadas terão um display ainda maior, de 15 polegadas. Em algumas das fotos acima, é possível ver facilmente que a tela sensível ao toque é um tablet grande que não está mais integrado ao console central.
O display maior é idêntico à tela do ID.7. Também sabemos que a VW planeja instalar um painel de instrumentos digital de 10,25 polegadas e um head-up display recém-desenvolvido integrado ao para-brisa, para substituir o HUD por projeção do modelo anterior. Por falar em telas, há um novo display OLED para o 4Motion Active Control montado no console central. Ele facilita não apenas a seleção do modo de direção, mas também o ajuste do volume e da iluminação ambiente.
A VW permanece fazendo segredo sobre a motorização, dizendo somente que o Tiguan de terceira geração estará novamente disponível com propulsores a gasolina, a diesel e híbridos plug-in. A potência dos PHEVs variará de 204 a 272 cv, oferecendo uma autonomia elétrica de até 120 km. Esses modelos eHybrid oferecerão carregamento AC mais rápido e carregamento DC padrão pela primeira vez.
Como antes, o Tiguan virá em versões de tração dianteira e integral. O último detalhe compartilhado pela VW é sobre a evolução de seu Controle Dinâmico de Chassi. Conhecido como DCC Pro e oferecido por um custo adicional, ele agora conta com amortecedores de duas válvulas, que reagem mais rapidamente para permitir uma condução mais suave. O Tiguan também deve ser mais seguro em estradas escorregadias e mais confortável, reduzindo as vibrações sentidas graças ao melhor nivelamento da carroceria ao passar por superfícies irregulares.
Com a promessa da Volkswagen de encerrar as vendas de carros equipados com motores a combustão na Europa até 2033, essa é provavelmente a última geração do Tiguan com motor a combustão no Velho Continente. Como o Tiguan Allspace não será mais feito, ainda temos que esperar por um posicionamento sobre o destino do carro feito no México. Pode ser que tenha uma versão própria para o mercado americano ou acabe substituído pelo Tayron. Enquanto isso, aguardamos pelo lançamento da reestilização do SUV médio no Brasil, que ainda segue em estudos.
Fonte: Volkswagen
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