A BMW Motorrad revelou oficialmente o protótipo M 1000 XR. O ano de 2023 marca o 100º aniversário da marca, portanto, a empresa está empenhada em comemorar de todas as formas possíveis. Uma vez que as duas primeiras motocicletas M da linha BMW Motorrad tiveram sucesso, é justo que a terceira motocicleta a ostentar o emblema M apareça neste ano. 

Como a designação "protótipo" indica, essa ainda não é a revelação completa da M 1000 XR. Isso, segundo a BMW Motorrad, ocorrerá em algum momento na segunda metade de 2023. Em vez disso, esse é um vislumbre tentador do que está por vir, bem como a confirmação de que sim, é a M 1000 XR. Ou seja, é a última palavra em esportividade na linha de aventureiras da marca.

Galeria: BMW M 1000 XR Prototype

Embora a BMW Motorrad esteja mantendo os detalhes da M 1000 XR em segredo por enquanto, aqui está o que sabemos. Ela é, obviamente, movida pelo mesmo motor de quatro cilindros em linha encontrado na S 1000 RR, que produz 200 cv de potência. O peso é de 223 kg. A velocidade máxima do protótipo M 1000 XR, segundo a BMW, é de cerca de 280 km/h.

Isso é possível graças à aerodinâmica aprimorada da versão M. Especificamente, a BMW colocou asas laterais na carenagem da M 1000 XR, o que, segundo eles, foi feito com "o objetivo de garantir estabilidade superior de pilotagem mesmo em altas velocidades". Esse é mais um exemplo de como a tecnologia desenvolvida e utilizada pela primeira vez em aplicações de corrida foi trazida para um modelo de produção que os motociclistas podem comprar.

A BMW S 1000 RR, que empresta o motor à M 1000 XR, já é vendida no Brasil como linha 2023. Ela é a moto mais avançada a ser produzida em nosso país, com a montagem ocorrendo na fábrica da empresa em Manaus (AM), a única da divisão Motorrad fora da Alemanha. A novidade tem preços partindo de R$ 125.900 por aqui.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com