Miniatura batizada de "V8 Gaijin" e baseada no icônico Nissan Silvia foi escolhida como vencedora na categoria "Nissan" do concurso de customização de miniaturas promovido pela 4ª edição do Salão Diecast. O carrinho foi preparado especialmente para a competição por Franco Gama, customizador de Sorocaba, interior de São Paulo.
A decisão coube ao júri formado por 10 jornalistas especializados e pelo diretor de design do estúdio da Nissan América do Sul, John Sahs. Além do troféu exclusivo produzido pela Nissan, Gama ganhou uma viagem para conhecer o Complexo Industrial da Nissan em Resende (RJ).
A miniatura vencedora, com apenas 7 centímetros, tem pintura no tom verde fosco e poucos adesivos - característica pouco comum em customizações. "Quis passar também a ideia de minimalismo, que os japoneses também trabalham sempre em suas atividades", explicou o customizador.
"Com o conceito em mente, pensei nesse motor. O termo 'Gaijin' que, em japonês, significa de fora, não-japonês, ouvi no filme 'Velozes e Furiosos – Desafio em Tóquio' e aí fechou minha ideia para a customização", disse.
A edição deste ano do Salão Diecast é a terceira em que Nissan participa como apoiadora. O evento é o maior do Brasil para miniaturas e tradicionalmente concede premiação para modelos personalizados. No espaço, a nissan também expôs unidade do Nissan Kicks, que estava ao lado de suas miniaturas, com apenas 6 cm de comprimento, e de outros modelos como Sentra, Frontier e GT-R.
O formato do salão segue o estilo dos principais eventos de miniaturas existentes em outros países. Assim, além do concurso de customização, os visitantes encontram áreas de exposição de coleções, troca e venda de miniaturas, palestras de fabricantes e personalidades do setor, além de competição de Downhill (corrida em pistas especiais).
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ex-executivo da Nissan é anunciado como novo chefão global da Hyundai
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Nissan Townstar, primo elétrico Kangoo, é flagrado no Brasil
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Nissan e Mitsubishi se juntam por nova empresa em prol de carros elétricos
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Nissan cortará empregos, salário do CEO e vende ações da Mitsubishi