Volkswagen, Opel, Kia, Peugeot, Maserati e Nissan são apenas algumas das marcas que passaram por uma atualização de seus logotipos nos últimos tempos. Agora, a Renault fará o mesmo em 2022, com seu 1º carro de produção adotando o emblema atualizado, que possui um design plano com dois diamantes entrelaçados. Já havíamos notado o novo emblema quando o protótipo Renault 5 elétrico foi revelado, mas a empresa não havia comentado nada até agora.

Não está claro qual modelo será o primeiro a levar o emblema modernizado, embora seja lógico associar que será a próxima versão do Megane eVision. Imagens de flagrantes revelaram que o crossover elétrico já evoluiu para o estágio de protótipo e os veículos de teste tinham todos os logotipos escondidos por trás da camuflagem. O carro de produção será revelado ainda este ano, mas as entregas devem começar apenas em 2022.

Galeria: Renault logo evolution

O diretor de design da Renault, Gilles Vidal, diz que todos os carros da empresa mudarão para o novo logotipo em 2024. Desde 1900 o emblema passou por várias alterações, e sua última versão, introduzida em 2015, foi um design atualizado do emblema lançado em 1992. O novo visual corporativo está sendo elaborado desde 2019, e a marca decidiu que faria sentido exibi-lo no lançamento do supermini elétrico, uma vez que o novo modelo sinaliza o plano Renaulution, que abraça a eletrificação.

O logotipo redesenhado será a nona atualização de identidade da Renault desde o seu início. Ele é descrito como "organizado, sem assinatura ou tipografia". Vidal acrescenta dizendo que agora o novo logo é "mais icônico, simples e significativo, uma verdadeira assinatura atemporal, sem efeitos ou cores supérfluas, com uma retomada contemporânea das linhas, uma parte essencial do nosso patrimônio gráfico".

Dacia Sandero 2020
Dacia Bigster concept

Vale ressaltar que a marca de baixo custo da Renault, a Dacia, mudará seu emblema a partir de 2022, conforme previsto no SUV compacto Bigster, mostrado como conceito no início do ano. O emblema será significativamente diferente do que a marca romena está usando hoje - um logotipo no qual muitos descreveram como semelhante a um abridor de garrafas. Ele consistirá em letras estilizadas "D" e "C", voltadas para direções opostas, algo que chega a lembrar o DeLorean DMC-12.

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Galeria: Renault 5 EV

Envie seu flagra! flagra@motor1.com