Com o preço dos carros cada vez mais altos e com a dificuldade para obter financiamentos, as fabricantes vão se mexendo para ter uma opção mais acessível no mercado. A Caoa Chery resolveu apostar em uma nova configuração para o Tiggo 5x, chamada Sport e que custa R$ 119.990. É a opção mais barata da empresa no mercado e, de quebra, enquadrada no limite de R$ 120.000 anunciado pelo governo para o programa de carro popular com impostos reduzidos.
Para conseguir baixar o preço em R$ 30 mil em comparação à configuração Pro, o Caoa Chery Tiggo 5x Sport teve que abrir mãos de alguns equipamentos. Deixa de contar com ar-condicionado digital automático de duas zonas, câmera 360°, faróis de LED, rodas de liga leve de 18 polegadas e teto solar panorâmico com abertura elétrica.
Tirando isso, será basicamente o mesmo carro que o Tiggo 5x Pro, mantendo o acabamento, visual e motorização. Assim, poderá ficar mais acessível, mas sem perder o argumento de ser mais equipado e com uma sensação de carro mais refinado do que a concorrência. O design já foi renovado em 2022, quando mudou para a versão Pro, sendo basicamente a segunda reestilização para o SUV compacto desde que foi lançado em 2018.
Seu motor é o 1.5 turbo de 150 cv e 21,4 kgfm, trabalhando em conjunto com uma transmissão CVT com 9 marchas simuladas. Por ser uma opção básica, não trará o sistema híbrido-leve que equipa o Tiggo 5x Pro Hybrid. Segundo o Inmetro, o SUV faz 6,9 km/litro na cidade e 8,1 km/litro na estrada, quando abastecido com etanol. Colocando gasolina no tanque, o rendimento passa para 9,9 km/litro e 11,5 km/litro, respectivamente.
Mede 4.338 milímetros de comprimento, 1.830 mm de largura, 1.645 mm de altura e com um entre-eixos de 2.631 mm. O porta-malas tem capacidade para 340 litros. É levemente maior do que muitos concorrentes, como o Hyundai Creta (4.300 mm), atualmente o líder do segmento. Por outro lado, o porta-malas é bem menor, perdendo para os 422 litros do Creta.
Tiggo 5x Sport (R$ 119.990): ar-condicionado manual, banco de couro sintético, central multimídia de 10,25 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay, chave presencial, controles de estabilidade e tração, seis airbags, iluminação diurna em LED, volante com ajuste de altura e profundidade, painel de instrumentos digital com tela de 7 polegadas, monitoramento de pressão dos pneus, faróis com acendimento automático, sensor de estacionamento traseiro e rodas de liga leve de 17 polegadas.
A Caoa Chery aproveita a ocasião e apresenta também a linha 2024 do Tiggo 5x Pro. O destaque fica por conta da chegada da versão topo de linha Tiggo 5x Pro Hybrid Max Drive, ao preço de R$ 164.990. Tem conjunto híbrido-leve e adiciona diversos recursos de assistência à condução como piloto automático adaptativo, alerta de colisão frontal, alerta de saída de faixa, monitoramento de ponto cego, controle inteligente de farol alto, frenagem automática de emergência e alerta de tráfego cruzado traseiro.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
SUVs compactos em agosto: T-Cross lidera vendas e Tiggo 5X despenca
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são básicos
CAOA Chery reajusta preços dos modelos Tiggo 5X, Tiggo 7 e Tiggo 8
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
CAOA Chery Tiggo 5x Sport fica de novo mais caro e sai agora por R$ 119.990
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Caoa Chery Tiggo 5X Sport encarece e parte de R$ 115.990