Novo SUV híbrido flex da Toyota faz marca investir ainda mais em Sorocaba

Empresa anunciou investimento para expansão do Centro de Distribuição de peças

Toyota Yaris Cross (Ásia) Toyota Yaris Cross (Ásia)

Após muita espera, a Toyota já revelou na Ásia o Yaris Cross. Trata-se do novo SUV de entrada da marca para países emergentes. A marca já prometeu novidades para o Brasil e nossa aposta é de que o modelo compacto estreie por aqui já em 2024 com uma importante diferença em relação aos outros países.

Enquanto na Ásia o Toyota Yaris Cross pode ser equipado com um conjunto híbrido convencional, por aqui terá a mesma opção, mas flex. A marca já informou que gastará R$ 1,7 bilhão para atualizar a fábrica de Sorocaba (SP) com o intuito de acomodar a produção nacional do SUV de entrada. De lá, saem hoje os modelos da linha Yaris e Corolla Cross.

Fábrica da Toyota em Sorocaba

Agora, preparando-se para esta chegada, a Toyota anunciou mais um investimento na planta do interior paulista. Dessa vez, serão R$ 160 milhões direcionados para a construção de um novo Centro de Distribuição de Peças e Acessórios em Sorocaba. O armazém terá um espaço estimado de 55 mil metros quadrados e será responsável pelo recebimento e distribuição de mais de 1.100.000 peças por mês, para os mais de 300 concessionários da Toyota e Lexus em todo Brasil, além da exportação para mais de 20 distribuidores na América Latina e América do Norte.

O novo espaço será dedicado ao armazenamento de peças de todas as versões da marca, principalmente de modelos híbridos e híbridos flex e contará com o novo conceito global de logística e automação da Toyota. As obras começarão ainda em junho e a transferência das atividades para o novo local será iniciada em outubro de 2024. A previsão é de que o projeto seja concluído em 2025.

O novo SUV híbrido flex da Toyota

Construído com a plataforma DNGA, uma versão simplificada da TNGA do Corolla e Corolla Cross, o Yaris Cross terá um porte um pouco grande para o segmento. São 4.310 mm de comprimento, 1.770 m de largura, 1.615 mm de altura e um entre-eixos de 2.620 mm. Isto o deixa no meio do caminho entre o Hyundai Creta (4.300 mm) e o Honda HR-V (4.330 mm).

Para o mercado asiático, a Toyota anunicou duas opções de motorização. A mais básica é o 1.5 a gasolina de 106 cv e 14 kgfm de torque, combinado a uma transmissão manual de 5 marchas ou uma automática do tipo CVT. As versões mais caras contarão com um sistema híbrido, combinando o motor 1.5 de 80 cv com um elétrico de 90 cv. Para o Brasil, o SUV pode utilizar o atual 1.8 híbrido flex de Corolla e Corolla Cross, que já está pronto para usar etanol ou gasolina.

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