Após muita espera, a Toyota já revelou na Ásia o Yaris Cross. Trata-se do novo SUV de entrada da marca para países emergentes. A marca já prometeu novidades para o Brasil e nossa aposta é de que o modelo compacto estreie por aqui já em 2024 com uma importante diferença em relação aos outros países.
Enquanto na Ásia o Toyota Yaris Cross pode ser equipado com um conjunto híbrido convencional, por aqui terá a mesma opção, mas flex. A marca já informou que gastará R$ 1,7 bilhão para atualizar a fábrica de Sorocaba (SP) com o intuito de acomodar a produção nacional do SUV de entrada. De lá, saem hoje os modelos da linha Yaris e Corolla Cross.
Fábrica da Toyota em Sorocaba
Agora, preparando-se para esta chegada, a Toyota anunciou mais um investimento na planta do interior paulista. Dessa vez, serão R$ 160 milhões direcionados para a construção de um novo Centro de Distribuição de Peças e Acessórios em Sorocaba. O armazém terá um espaço estimado de 55 mil metros quadrados e será responsável pelo recebimento e distribuição de mais de 1.100.000 peças por mês, para os mais de 300 concessionários da Toyota e Lexus em todo Brasil, além da exportação para mais de 20 distribuidores na América Latina e América do Norte.
O novo espaço será dedicado ao armazenamento de peças de todas as versões da marca, principalmente de modelos híbridos e híbridos flex e contará com o novo conceito global de logística e automação da Toyota. As obras começarão ainda em junho e a transferência das atividades para o novo local será iniciada em outubro de 2024. A previsão é de que o projeto seja concluído em 2025.
O novo SUV híbrido flex da Toyota
Construído com a plataforma DNGA, uma versão simplificada da TNGA do Corolla e Corolla Cross, o Yaris Cross terá um porte um pouco grande para o segmento. São 4.310 mm de comprimento, 1.770 m de largura, 1.615 mm de altura e um entre-eixos de 2.620 mm. Isto o deixa no meio do caminho entre o Hyundai Creta (4.300 mm) e o Honda HR-V (4.330 mm).
Para o mercado asiático, a Toyota anunicou duas opções de motorização. A mais básica é o 1.5 a gasolina de 106 cv e 14 kgfm de torque, combinado a uma transmissão manual de 5 marchas ou uma automática do tipo CVT. As versões mais caras contarão com um sistema híbrido, combinando o motor 1.5 de 80 cv com um elétrico de 90 cv. Para o Brasil, o SUV pode utilizar o atual 1.8 híbrido flex de Corolla e Corolla Cross, que já está pronto para usar etanol ou gasolina.