Em abril, a Jaguar Land Rover comunicou uma mudança em sua estratégia de marcas e modelos, principalmente dentro da Land Rover. Naquele momento, ficou a impressão que esta parte da empresa deixaria de existir e abriria espaço para três novas marcas, Range Rover, Defender e Discovery, famílias de modelos da empresa, além da Jaguar. Mas a história é um pouco diferente.
A explicação foi dada durante um evento no México onde o Motor1.com Brasil está presente. A Land Rover ainda segue viva, inclusive com site próprio, mas é uma "house of brands" com as marcas que um dia foram apenas famílias de modelos dentro da marca. Cada uma delas terá uma comunicação, estilo e clientes específicos, mas as concessionárias e pós-vendas ainda serão Land Rover, assim como o logo ainda estará presente, apesar de em uma quantidade menor - sumirá das rodas, por exemplo, mas ainda terá ao menos um na tampa traseira, discreto.
A Range Rover, hoje com os modelos Evoque, Velar, Range Rover e Sport, é a parte mais alta da gama. São os mais luxuosos, atendendo um cliente de alto nível com tecnologias e dentro das tendências do mercado de luxo, como um design mais limpo, e estilo mais imponente. A Defender seguirá como a marca mais voltada ao fora-de-estrada de luxo, com a alta capacidade já conhecida e um cliente mais aventureiro, mas que não abrirá mão do luxo. A Discovery é mais urbana e tradicional, familiar, mas sem perder a mão do luxo.
A Jaguar ainda terá a estratégia mais detalhada no futuro, mas deve se diferenciar com mais design e esportividade, além de algo mais urbano e diferenciado. De qualquer forma, não teremos o fim da Land Rover, como foi ventilado no primeiro comunicado, e reforçará toda a estratégia da empresa em cada submarca e como "a marca de luxo que faz carros".
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volvo: XC90 com motor a gasolina segue em linha "enquanto houver demanda''
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Ford aumenta produção e contrata para fábrica da Ranger na Argentina
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são básicos
Electric Days: Ford manterá V8 vivo sem esquecer da eletrificação
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Nissan e Mitsubishi se juntam por nova empresa em prol de carros elétricos