Pelo 3º mês consecutivo, as vendas de veículos 0 km cresceram na China. Na comparação com o mesmo período de 2022, seriamente afetado pela Covid-19 e por fábricas fechadas, o maior mercado mundial registrou 2,159 milhões de unidades comercializadas de acordo com a CAAM, associação de fabricantes do país, número quase 83% superior ao registrado no ano passado.
O acumulado de 2023 (8,235 milhões), negativo até março, agora já é positivo em 7,1%. Na disputa entre as montadoras, a BYD (183.534) conquistou a liderança pela 3ª vez seguida e apenas pela 6ª vez em sua história. Com o desempenho, a marca local ampliou para mais de 51 mil unidades a sua vantagem no 1º quadrimestre do ano.
BYD Yuan Plus
Embora vendo um cenário difícil para manter a liderança anual das últimas décadas, a Volkswagen (174.214) cresceu quase 160% nos últimos doze meses. Oitava colocada, a BMW (53.207) foi a nº 1 entre as marcas premium. Única do top 20 a perder fôlego no período (-4,4%), a Chery (32.487) caiu para a 16ª posição. Destaque para o aparecimento da norte-americana Cadillac (19.007) no ranking das mais vendidas.
POS. | MARCA | ABR.23 | % PART. 2023 | ABR.22 | % PART. 2022 | VAR. 2023/2022 |
1º | BYD | 183.534 | 8,5% | 102.247 | 8,7% | 79,5% |
2º | VW | 174.214 | 8,1% | 67.278 | 5,7% | 158,9% |
3º | TOYOTA | 148.308 | 6,9% | 98.969 | 8,4% | 49,9% |
4º | HONDA | 94.617 | 4,4% | 40.183 | 3,4% | 135,5% |
5º | CHANGAN | 77.872 | 3,6% | 46.963 | 4,0% | 65,8% |
6º | GAC | 68.602 | 3,2% | 20.355 | 1,7% | 237,0% |
7º | GEELY | 60.108 | 2,8% | 42.253 | 3,6% | 42,3% |
8º | BMW | 53.207 | 2,5% | 31.372 | 2,7% | 69,6% |
9º | NISSAN | 52.510 | 2,4% | 38.036 | 3,2% | 38,1% |
10º | WULING | 51.909 | 2,4% | 35.147 | 3,0% | 47,7% |
11º | AUDI | 50.617 | 2,3% | 14.161 | 1,2% | 257,4% |
12º | MERCEDES-BENZ | 45.556 | 2,1% | 29.460 | 2,5% | 54,6% |
13º | BUICK | 44.208 | 2,0% | 16.008 | 1,4% | 176,2% |
14º | TESLA* | 39.956 | 1,9% | - | - | - |
15º | HAVAL | 36.229 | 1,7% | 29.125 | 2,5% | 24,4% |
16º | CHERY | 32.487 | 1,5% | 33.970 | 2,9% | -4,4% |
17º | LI* | 25.681 | 1,2% | - | - | - |
18º | HONGQI* | 25.069 | 1,2% | - | - | - |
19º | HYUNDAI* | 20.035 | 0,9% | - | - | - |
20º | CADILLAC* | 19.007 | 0,9% | - | - | - |
... | ... | ... | ... | ... | ... | ... |
TOTAL | 2.159.000 | 100,0% | 1.181.000 | 100,0% | 82,8% | |
ACUMULADO | 8.235.000 | 100,0% | 7.691.000 | 100,0% | 7,1% |
No ranking de modelos, o mês de abril marcou um fato inédito: líder entre as marcas, a BYD emplacou os três modelos mais vendidos no país. O sedã Qin Plus (39.951), com recorde, assumiu a 1ª posição pela 1ª vez. O compacto Dolphin (29.961), esperado no mercado brasileiro, foi o vice-líder, enquanto o Yuan Plus (28.931), já à venda em nosso mercado, completou o pódio também com o seu melhor desempenho mensal.
Tesla Model Y Performance
Numa disputa acirrada contra o Tesla Model Y (26.760), líder em março e 2º no quadrimestre, o Nissan Sylphy (26.975) – versão local do Sentra vendido por aqui – garantiu a 4ª posição. Nº 1 em 2023, o BYD Song Plus (24.580), outro representante da marca que já chegou ao Brasil, foi o único do top 10 com desempenho negativo (-2,1%).
Recém-lançado em nosso mercado, o SUV Haval H6 (15.689) foi um dos poucos modelos a perder fôlego no período (-3,2%) na lista dos mais vendidos. Uma das novidades do mercado chinês, o elétrico compacto Wuling Bingo emplacou 15.011 unidades apenas em seu 2º mês por lá e já marcou presença no top 20, começando a desenhar uma possível carreira de sucesso em seu país.
POS. | MODELO | ABR.23 | % PART. 2023 | ABR.22 | % PART. 2022 | VAR. 2023/2022 |
1º | BYD QIN PLUS | 39.951 | 1,9% | 20.292 | 1,7% | 96,9% |
2º | BYD DOLPHIN | 29.961 | 1,4% | 12.040 | 1,0% | 148,8% |
3º | BYD YUAN PLUS | 28.931 | 1,3% | 10.100 | 0,9% | 186,4% |
4º | NISSAN SYLPHY | 26.975 | 1,2% | 25.493 | 2,2% | 5,8% |
5º | TESLA MODEL Y* | 26.760 | 1,2% | - | - | - |
6º | VW LAVIDA | 26.536 | 1,2% | 8.442 | 0,7% | 214,3% |
7º | HONDA ACCORD | 25.590 | 1,2% | 7.293 | 0,6% | 250,9% |
8º | BYD SONG PLUS | 24.580 | 1,1% | 25.108 | 2,1% | -2,1% |
9º | GAC AION Y | 21.065 | 1,0% | 5.261 | 0,4% | 300,4% |
10º | CHANGAN CS75 | 20.724 | 1,0% | 11.977 | 1,0% | 73,0% |
11º | GAC AION S* | 19.569 | 0,9% | - | - | - |
12º | TOYOTA CAMRY | 18.193 | 0,8% | 16.452 | 1,4% | 10,6% |
13º | VW SAGITAR | 18.095 | 0,8% | 13.416 | 1,1% | 34,9% |
14º | WULING HONGGUANG MINI EV | 18.086 | 0,8% | 27.181 | 2,3% | -33,5% |
15º | TOYOTA COROLLA | 17.677 | 0,8% | 9.568 | 0,8% | 84,8% |
16º | VW PASSAT | 16.010 | 0,7% | 4.653 | 0,4% | 244,1% |
17º | CHANGAN EADO | 15.927 | 0,7% | 6.600 | 0,6% | 141,3% |
18º | HAVAL H6 | 15.689 | 0,7% | 16.201 | 1,4% | -3,2% |
19º | WULING BINGO* | 15.011 | 0,7% | - | - | - |
20º | BYD HAN | 14.714 | 0,7% | 13.421 | 1,1% | 9,6% |
21º | HAVAL BIG DOG* | 13.962 | 0,6% | - | - | - |
22º | TOYOTA RAV4* | 13.882 | 0,6% | - | - | - |
23º | VW MAGOTAN* | 13.259 | 0,6% | - | - | - |
24º | TESLA MODEL 3* | 13.196 | 0,6% | - | - | - |
25º | VW BORA* | 12.988 | 0,6% | - | - | - |
26º | AUDI Q5 L* | 12.813 | 0,6% | - | - | - |
27º | BUICK GL8* | 12.740 | 0,6% | - | - | - |
28º | HONDA CR-V | 12.401 | 0,6% | 6.185 | 0,5% | 100,5% |
29º | MERCEDES CLASSE E L* | 12.393 | 0,6% | - | - | - |
30º | CHANGAN UNI-V | 12.266 | 0,6% | 5.426 | 0,5% | 126,1% |
31º | BYD TANG | 12.246 | 0,6% | 10.131 | 0,9% | 20,9% |
32º | VW TAYRON | 12.195 | 0,6% | 5.711 | 0,5% | 113,5% |
33º | AUDI A6 L* | 12.178 | 0,6% | - | - | - |
34º | GEELY EMGRAND* | 11.987 | 0,6% | - | - | - |
35º | TOYOTA WILDLANDER | 11.960 | 0,6% | 10.650 | 0,9% | 12,3% |
36º | BMW SÉRIE 3 L | 11.925 | 0,6% | 10.009 | 0,8% | 19,1% |
37º | TOYOTA LEVIN | 11.548 | 0,5% | 16.549 | 1,4% | -30,2% |
38º | VW TIGUAN L* | 11.351 | 0,5% | - | - | - |
39º | TOYOTA FRONT LANDER | 11.072 | 0,5% | 5.092 | 0,4% | 117,4% |
40º | GEELY BOYUE | 10.843 | 0,5% | 10.209 | 0,9% | 6,2% |
41º | GEELY PANDA MINI* | 10.615 | 0,5% | - | - | - |
42º | MERCEDES GLC | 10.515 | 0,5% | 7.046 | 0,6% | 49,2% |
43º | LI L7* | 10.486 | 0,5% | - | - | - |
44º | TOYOTA AVALON | 10.486 | 0,5% | 9.875 | 0,8% | 6,2% |
45º | DENZA D9 | 10.368 | 0,5% | - | - | - |
46º | CHEVROLET MONZA | 10.247 | 0,5% | 4.890 | 0,4% | 109,6% |
47º | GEELY XINGYUE L | 10.167 | 0,5% | 7.078 | 0,6% | 43,6% |
48º | BYD CORVETTE 07* | 10.042 | 0,5% | - | - | - |
49º | MERCEDES CLASSE C L | 9.955 | 0,5% | 11.837 | 1,0% | -15,9% |
50º | WULING HONGGUANG S* | 9.124 | 0,4% | - | - | - |
Observação: Números de abril/22 indisponíveis para as marcas e modelos em destaque (*).