O lockdown imposto pelo governo chinês em função do aumento dos casos de Covid no país mais populoso do mundo interrompeu cinco meses de crescimento nas vendas de veículos novos. Segundo a CAAM, associação de fabricantes do maior mercado mundial, as 2,328 milhões de unidades comercializadas em novembro representaram uma retração de 7,7% frente ao mesmo período do ano passado.
O acumulado de 2022 (24,3 milhões) ainda segue positivo em 3,5%. Na disputa entre as montadoras, a BYD foi novamente o grande destaque: com 214.173 unidades, a montadora local cresceu mais de 120% em relação a 2021 e liderou pelo 2º mês seguido e 3º no ano – o outro foi em abril. Mais do que isso, este foi o 7º mês consecutivo com recorde de vendas.
Preferida até setembro, a Volkswagen (158.045), em queda superior a 26%, perdeu a disputa pela posição de honra por quase 60 mil unidades. Toyota (128.525) e Geely (82.840), que vieram na sequência, também registraram retrações acima dos 20%. Sexta, a Honda (77.330) teve a maior queda entre as dez primeiras (-52%).
POS. | MARCA | NOV.22 | % PART. 2022 | NOV.21 | % PART. 2021 | VAR. 2022/2021 |
1º | BYD | 214.173 | 9,2% | 97.242 | 3,9% | 120,2% |
2º | VW | 158.045 | 6,8% | 214.719 | 8,5% | -26,4% |
3º | TOYOTA | 128.525 | 5,5% | 167.701 | 6,6% | -23,4% |
4º | GEELY | 82.840 | 3,6% | 104.168 | 4,1% | -20,5% |
5º | CHANGAN | 80.360 | 3,5% | 78.833 | 3,1% | 1,9% |
6º | HONDA | 77.330 | 3,3% | 161.565 | 6,4% | -52,1% |
7º | TESLA | 62.493 | 2,7% | 52.859 | 2,1% | 18,2% |
8º | WULING | 52.938 | 2,3% | 101.220 | 4,0% | -47,7% |
9º | BMW | 52.865 | 2,3% | 45.514 | 1,8% | 16,2% |
10º | GAC | 50.803 | 2,2% | 50.618 | 2,0% | 0,4% |
11º | MERCEDES-BENZ | 49.339 | 2,1% | 53.128 | 2,1% | -7,1% |
12º | BUICK | 47.007 | 2,0% | 81.137 | 3,2% | -42,1% |
13º | AUDI | 40.480 | 1,7% | 54.157 | 2,1% | -25,3% |
14º | NISSAN | 40.045 | 1,7% | 93.508 | 3,7% | -57,2% |
15º | HAVAL | 39.179 | 1,7% | 69.170 | 2,7% | -43,4% |
16º | CHERY | 36.814 | 1,6% | 82.283 | 3,3% | -55,3% |
17º | DONGFENG | 26.971 | 1,2% | 47.906 | 1,9% | -43,7% |
18º | HONGQI* | 25.138 | 1,1% | - | - | - |
19º | ROEWE* | 21.928 | 0,9% | - | - | - |
20º | FORD* | 19.657 | 0,8% | - | - | - |
... | ... | ... | ... | ... | ... | ... |
TOTAL | 2.328.000 | 100,0% | 2.522.000 | 100,0% | -7,7% | |
ACUMULADO | 24.302.000 | 100,0% | 23.489.000 | 100,0% | 3,5% |
Após registrar sua 1ª liderança em outubro, o BYD Song Plus (63.636) repetiu a dose no mês passado com seu novo recorde de vendas e entrou para um seleto grupo de modelos que já ultrapassaram a barreira das 50 mil unidades emplacadas em um único mês. Com o resultado, o SUV assumiu a 2ª posição no acumulado do ano e com chances concretas de encerrar 2022 à frente a depender do desempenho em dezembro.
Isso porque o Nissan Sylphy (22.167), nº 1 no ano, perdeu mais da metade de seus compradores no mês passado e vi desaparecerem mais de 40 mil unidades de vantagem sobre os rivais mais próximos. Preferido em setembro e apenas o 28º colocado no mês seguinte, o Tesla Model Y (52.424) subiu para o 2º lugar.
O elétrico Wuling Hongguag Mini EV (31.982), embora em queda de quase 30%, garantiu presença entre os três primeiros pelo 9º mês seguido. O resultado espetacular da BYD em novembro assegurou cinco modelos da marca no top 10: além do líder Song Plus, a marca emplacou o Han (31.580) – com recorde -, o Dolphin (26.029), o Qin Plus (25.498) e o Yuan Plus (20.204), outro que também virá ao Brasil.
POS. | MODELO | NOV.22 | % PART. 2022 | NOV.21 | % PART. 2021 | VAR. 2022/2021 |
1º | BYD SONG | 63.636 | 2,7% | 25.077 | 1,0% | 153,8% |
2º | TESLA MODEL Y | 52.424 | 2,3% | 26.759 | 1,1% | 95,9% |
3º | WULING HONGGUANG MINI EV | 31.982 | 1,4% | 45.576 | 1,8% | -29,8% |
4º | BYD HAN | 31.580 | 1,4% | 12.841 | 0,5% | 145,9% |
5º | BYD DOLPHIN* | 26.029 | 1,1% | - | - | - |
6º | BYD QIN PLUS | 25.498 | 1,1% | 28.151 | 1,1% | -9,4% |
7º | NISSAN SYLPHY | 22.167 | 1,0% | 45.399 | 1,8% | -51,2% |
8º | VW LAVIDA | 21.735 | 0,9% | 46.913 | 1,9% | -53,7% |
9º | HAVAL H6 | 20.836 | 0,9% | 32.443 | 1,3% | -35,8% |
10º | BYD YUAN PLUS* | 20.204 | 0,9% | - | - | - |
11º | BYD TANG* | 19.688 | 0,8% | - | - | - |
12º | TOYOTA CAMRY | 19.459 | 0,8% | 25.341 | 1,0% | -23,2% |
13º | GEELY EMGRAND | 19.367 | 0,8% | 23.186 | 0,9% | -16,5% |
14º | VW SAGITAR | 17.737 | 0,8% | 21.212 | 0,8% | -16,4% |
15º | TOYOTA COROLLA | 16.358 | 0,7% | 31.290 | 1,2% | -47,7% |
16º | CHANGAN CS75 | 16.166 | 0,7% | 20.654 | 0,8% | -21,7% |
17º | VW PASSAT | 15.424 | 0,7% | 16.421 | 0,7% | -6,1% |
18º | BYD SEAL* | 15.356 | 0,7% | - | - | - |
19º | GAC AION S* | 15.323 | 0,7% | - | - | - |
20º | HONDA ACCORD | 15.256 | 0,7% | 25.049 | 1,0% | -39,1% |
21º | TOYOTA LEVIN | 15.189 | 0,7% | 22.911 | 0,9% | -33,7% |
22º | MERCEDES CLASSE C L* | 13.718 | 0,6% | - | - | - |
23º | GEELY XINGRUI | 12.773 | 0,5% | 12.702 | 0,5% | 0,6% |
24º | VW BORA | 11.971 | 0,5% | 14.431 | 0,6% | -17,0% |
25º | VW TIGUAN L | 11.674 | 0,5% | 15.731 | 0,6% | -25,8% |
26º | GAC AION Y* | 11.560 | 0,5% | - | - | - |
27º | MERCEDES CLASSE E L | 11.467 | 0,5% | 14.917 | 0,6% | -23,1% |
28º | BMW SÉRIE 5 L* | 11.401 | 0,5% | - | - | - |
29º | NETA V* | 11.263 | 0,5% | - | - | - |
30º | GEELY XINGYUE L* | 11.222 | 0,5% | - | - | - |
31º | BUICK VERANO* | 11.143 | 0,5% | - | - | - |
32º | GEELY BOYUE | 11.111 | 0,5% | 17.312 | 0,7% | -35,8% |
33º | CHANGAN LUMIN* | 11.020 | 0,5% | - | - | - |
34º | ZEEKR 001* | 11.011 | 0,5% | - | - | - |
35º | CHANGAN EADO* | 10.867 | 0,5% | - | - | - |
36º | AUDI Q5 L | 10.849 | 0,5% | 13.346 | 0,5% | -18,7% |
37º | MERCEDES GLC | 10.642 | 0,5% | 14.760 | 0,6% | -27,9% |
38º | CHANGAN UNI-V* | 10.573 | 0,5% | - | - | - |
39º | TOYOTA FRONT LANDER* | 10.555 | 0,5% | - | - | - |
40º | HONDA BREEZE | 10.344 | 0,4% | 16.919 | 0,7% | -38,9% |
41º | CHANGAN CS55 | 10.274 | 0,4% | 20.033 | 0,8% | -48,7% |
42º | TOYOTA RAV4 | 10.243 | 0,4% | 19.184 | 0,8% | -46,6% |
43º | AUDI A4 L* | 10.239 | 0,4% | - | - | - |
44º | GEELY BINYUE | 10.197 | 0,4% | 17.068 | 0,7% | -40,3% |
45º | TESLA MODEL 3 | 10.069 | 0,4% | 26.100 | 1,0% | -61,4% |
46º | TOYOTA WILDLANDER | 9.973 | 0,4% | 18.043 | 0,7% | -44,7% |
47º | VW MAGOTAN* | 9.901 | 0,4% | - | - | - |
48º | HONDA CR-V | 9.819 | 0,4% | 17.843 | 0,7% | -45,0% |
49º | BUICK ENVISION* | 9.602 | 0,4% | - | - | - |
50º | VW LAMANDO* | 9.600 | 0,4% | - | - | - |
Observação: números de novembro/21 indisponíveis para as marcas e modelos em destaque (*).
Fontes: Marklines / Best Selling Cars Blog