O lockdown imposto pelo governo chinês em função do aumento dos casos de Covid no país mais populoso do mundo interrompeu cinco meses de crescimento nas vendas de veículos novos. Segundo a CAAM, associação de fabricantes do maior mercado mundial, as 2,328 milhões de unidades comercializadas em novembro representaram uma retração de 7,7% frente ao mesmo período do ano passado.
O acumulado de 2022 (24,3 milhões) ainda segue positivo em 3,5%. Na disputa entre as montadoras, a BYD foi novamente o grande destaque: com 214.173 unidades, a montadora local cresceu mais de 120% em relação a 2021 e liderou pelo 2º mês seguido e 3º no ano – o outro foi em abril. Mais do que isso, este foi o 7º mês consecutivo com recorde de vendas.
Preferida até setembro, a Volkswagen (158.045), em queda superior a 26%, perdeu a disputa pela posição de honra por quase 60 mil unidades. Toyota (128.525) e Geely (82.840), que vieram na sequência, também registraram retrações acima dos 20%. Sexta, a Honda (77.330) teve a maior queda entre as dez primeiras (-52%).
POS. |
MARCA |
NOV.22 |
% PART. 2022 |
NOV.21 |
% PART. 2021 |
VAR. 2022/2021 |
1º |
BYD |
214.173 |
9,2% |
97.242 |
3,9% |
120,2% |
2º |
VW |
158.045 |
6,8% |
214.719 |
8,5% |
-26,4% |
3º |
TOYOTA |
128.525 |
5,5% |
167.701 |
6,6% |
-23,4% |
4º |
GEELY |
82.840 |
3,6% |
104.168 |
4,1% |
-20,5% |
5º |
CHANGAN |
80.360 |
3,5% |
78.833 |
3,1% |
1,9% |
6º |
HONDA |
77.330 |
3,3% |
161.565 |
6,4% |
-52,1% |
7º |
TESLA |
62.493 |
2,7% |
52.859 |
2,1% |
18,2% |
8º |
WULING |
52.938 |
2,3% |
101.220 |
4,0% |
-47,7% |
9º |
BMW |
52.865 |
2,3% |
45.514 |
1,8% |
16,2% |
10º |
GAC |
50.803 |
2,2% |
50.618 |
2,0% |
0,4% |
11º |
MERCEDES-BENZ |
49.339 |
2,1% |
53.128 |
2,1% |
-7,1% |
12º |
BUICK |
47.007 |
2,0% |
81.137 |
3,2% |
-42,1% |
13º |
AUDI |
40.480 |
1,7% |
54.157 |
2,1% |
-25,3% |
14º |
NISSAN |
40.045 |
1,7% |
93.508 |
3,7% |
-57,2% |
15º |
HAVAL |
39.179 |
1,7% |
69.170 |
2,7% |
-43,4% |
16º |
CHERY |
36.814 |
1,6% |
82.283 |
3,3% |
-55,3% |
17º |
DONGFENG |
26.971 |
1,2% |
47.906 |
1,9% |
-43,7% |
18º |
HONGQI* |
25.138 |
1,1% |
- |
- |
- |
19º |
ROEWE* |
21.928 |
0,9% |
- |
- |
- |
20º |
FORD* |
19.657 |
0,8% |
- |
- |
- |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
TOTAL |
2.328.000 |
100,0% |
2.522.000 |
100,0% |
-7,7% |
|
ACUMULADO |
24.302.000 |
100,0% |
23.489.000 |
100,0% |
3,5% |
Após registrar sua 1ª liderança em outubro, o BYD Song Plus (63.636) repetiu a dose no mês passado com seu novo recorde de vendas e entrou para um seleto grupo de modelos que já ultrapassaram a barreira das 50 mil unidades emplacadas em um único mês. Com o resultado, o SUV assumiu a 2ª posição no acumulado do ano e com chances concretas de encerrar 2022 à frente a depender do desempenho em dezembro.
Isso porque o Nissan Sylphy (22.167), nº 1 no ano, perdeu mais da metade de seus compradores no mês passado e vi desaparecerem mais de 40 mil unidades de vantagem sobre os rivais mais próximos. Preferido em setembro e apenas o 28º colocado no mês seguinte, o Tesla Model Y (52.424) subiu para o 2º lugar.
O elétrico Wuling Hongguag Mini EV (31.982), embora em queda de quase 30%, garantiu presença entre os três primeiros pelo 9º mês seguido. O resultado espetacular da BYD em novembro assegurou cinco modelos da marca no top 10: além do líder Song Plus, a marca emplacou o Han (31.580) – com recorde -, o Dolphin (26.029), o Qin Plus (25.498) e o Yuan Plus (20.204), outro que também virá ao Brasil.
POS. |
MODELO |
NOV.22 |
% PART. 2022 |
NOV.21 |
% PART. 2021 |
VAR. 2022/2021 |
1º |
BYD SONG |
63.636 |
2,7% |
25.077 |
1,0% |
153,8% |
2º |
TESLA MODEL Y |
52.424 |
2,3% |
26.759 |
1,1% |
95,9% |
3º |
WULING HONGGUANG MINI EV |
31.982 |
1,4% |
45.576 |
1,8% |
-29,8% |
4º |
BYD HAN |
31.580 |
1,4% |
12.841 |
0,5% |
145,9% |
5º |
BYD DOLPHIN* |
26.029 |
1,1% |
- |
- |
- |
6º |
BYD QIN PLUS |
25.498 |
1,1% |
28.151 |
1,1% |
-9,4% |
7º |
NISSAN SYLPHY |
22.167 |
1,0% |
45.399 |
1,8% |
-51,2% |
8º |
VW LAVIDA |
21.735 |
0,9% |
46.913 |
1,9% |
-53,7% |
9º |
HAVAL H6 |
20.836 |
0,9% |
32.443 |
1,3% |
-35,8% |
10º |
BYD YUAN PLUS* |
20.204 |
0,9% |
- |
- |
- |
11º |
BYD TANG* |
19.688 |
0,8% |
- |
- |
- |
12º |
TOYOTA CAMRY |
19.459 |
0,8% |
25.341 |
1,0% |
-23,2% |
13º |
GEELY EMGRAND |
19.367 |
0,8% |
23.186 |
0,9% |
-16,5% |
14º |
VW SAGITAR |
17.737 |
0,8% |
21.212 |
0,8% |
-16,4% |
15º |
TOYOTA COROLLA |
16.358 |
0,7% |
31.290 |
1,2% |
-47,7% |
16º |
CHANGAN CS75 |
16.166 |
0,7% |
20.654 |
0,8% |
-21,7% |
17º |
VW PASSAT |
15.424 |
0,7% |
16.421 |
0,7% |
-6,1% |
18º |
BYD SEAL* |
15.356 |
0,7% |
- |
- |
- |
19º |
GAC AION S* |
15.323 |
0,7% |
- |
- |
- |
20º |
HONDA ACCORD |
15.256 |
0,7% |
25.049 |
1,0% |
-39,1% |
21º |
TOYOTA LEVIN |
15.189 |
0,7% |
22.911 |
0,9% |
-33,7% |
22º |
MERCEDES CLASSE C L* |
13.718 |
0,6% |
- |
- |
- |
23º |
GEELY XINGRUI |
12.773 |
0,5% |
12.702 |
0,5% |
0,6% |
24º |
VW BORA |
11.971 |
0,5% |
14.431 |
0,6% |
-17,0% |
25º |
VW TIGUAN L |
11.674 |
0,5% |
15.731 |
0,6% |
-25,8% |
26º |
GAC AION Y* |
11.560 |
0,5% |
- |
- |
- |
27º |
MERCEDES CLASSE E L |
11.467 |
0,5% |
14.917 |
0,6% |
-23,1% |
28º |
BMW SÉRIE 5 L* |
11.401 |
0,5% |
- |
- |
- |
29º |
NETA V* |
11.263 |
0,5% |
- |
- |
- |
30º |
GEELY XINGYUE L* |
11.222 |
0,5% |
- |
- |
- |
31º |
BUICK VERANO* |
11.143 |
0,5% |
- |
- |
- |
32º |
GEELY BOYUE |
11.111 |
0,5% |
17.312 |
0,7% |
-35,8% |
33º |
CHANGAN LUMIN* |
11.020 |
0,5% |
- |
- |
- |
34º |
ZEEKR 001* |
11.011 |
0,5% |
- |
- |
- |
35º |
CHANGAN EADO* |
10.867 |
0,5% |
- |
- |
- |
36º |
AUDI Q5 L |
10.849 |
0,5% |
13.346 |
0,5% |
-18,7% |
37º |
MERCEDES GLC |
10.642 |
0,5% |
14.760 |
0,6% |
-27,9% |
38º |
CHANGAN UNI-V* |
10.573 |
0,5% |
- |
- |
- |
39º |
TOYOTA FRONT LANDER* |
10.555 |
0,5% |
- |
- |
- |
40º |
HONDA BREEZE |
10.344 |
0,4% |
16.919 |
0,7% |
-38,9% |
41º |
CHANGAN CS55 |
10.274 |
0,4% |
20.033 |
0,8% |
-48,7% |
42º |
TOYOTA RAV4 |
10.243 |
0,4% |
19.184 |
0,8% |
-46,6% |
43º |
AUDI A4 L* |
10.239 |
0,4% |
- |
- |
- |
44º |
GEELY BINYUE |
10.197 |
0,4% |
17.068 |
0,7% |
-40,3% |
45º |
TESLA MODEL 3 |
10.069 |
0,4% |
26.100 |
1,0% |
-61,4% |
46º |
TOYOTA WILDLANDER |
9.973 |
0,4% |
18.043 |
0,7% |
-44,7% |
47º |
VW MAGOTAN* |
9.901 |
0,4% |
- |
- |
- |
48º |
HONDA CR-V |
9.819 |
0,4% |
17.843 |
0,7% |
-45,0% |
49º |
BUICK ENVISION* |
9.602 |
0,4% |
- |
- |
- |
50º |
VW LAMANDO* |
9.600 |
0,4% |
- |
- |
- |
Observação: números de novembro/21 indisponíveis para as marcas e modelos em destaque (*).
Fontes: Marklines / Best Selling Cars Blog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BYD mostra fábrica no Brasil e confirma híbrido flex nacional
Crise na Nissan deve levar à renúncia de chefe financeiro
BYD Song Plus Premium x GWM Haval H6 PHEV34: as principais diferenças
Novo Equinox não é o 1º SUV família da Chevrolet; veja a história
Geely e BYD entram no Top 10 global de montadoras; Suzuki fica de fora
Toyota Supra A90 Final Edition aumenta potência e vai a 429 cv
No Reino Unido, chinesas Omoda e BYD já vendem mais que Fiat