Após a divulgação preliminar de teasers e protótipos camuflados, a BMW oficializa nesta quarta-feira (24) o lançamento do aguardado Série 5 2024. Conhecida internamente pelo codinome G60, a nova geração chega disponível internacionalmente com versões a gasolina, diesel, híbrido plug-in e totalmente elétrica. As entregas no mercado global, começando por Europa, China e Estados Unidos, serão iniciadas em outubro.
O design foi antecipado no mês passado em ensaio fotográfico revelado pela própria BMW com protótipos camuflados. Destaque para a identidade estética adotada, que não segue o padrão polêmico do Série 7 ou do SUV XM. Ao contrário destes, de desenho exótico e bastante ousado, o Série 5 evoluiu sobre o estilo atual e dispensou qualquer tipo de ruptura estética.
As linhas naturalmente ficaram mais dinâmicas e arrojadas, mas sem fugir do tradicional e esperado historicamente para o modelo. Na dianteira, a grade dupla horizontal em formato de rim foi ligeiramente ampliada na comparação com a geração atual, mas sem exageros ou abusos. No geral, a peça ficou mais elaborada e próxima do estilo do reestilizado Série 3.
Nas laterais, as maçanetas agora são embutidas para otimizar a aerodinâmica e as rodas chamam atenção pelo desenho que varia conforme cada versão. Na traseira, as lanternas são estreitas e divididas pela tampa do porta-malas. Ao todo, o Série 5 2024 mede 5.060 mm de comprimento, 1.900 mm de largura, 1.515 mm de altura e 2.995 mm de entre-eixos. O coeficiente de arrasto é 0,23.
Apesar do exterior conservador, o interior foi totalmente redesenhado e está amplamente tecnológico. No painel, destaque para o esquema de telas duplas para quadro de instrumentos e sistema de entretimento, com 12,3 e 14,9 polegadas, respectivamente. O modelo já adota o sistema iDrive 8.5, compartilhado com o i7 M70 e que promete interface mais intuitiva com funcionalidade QuickSelect (atalhos agrupados na tela inicial). O porta-malas acomoda 520 litros nas versões convencionais e híbridas e 490 litros na configuração elétrica.
Sob o capô, as opções de motorização variam conforme cada mercado. Na América do Norte, o portfólio começará com o modelo 530i equipado com motor 2.0 turbo a gasolina com 258 cv de potência e 40,7 kgfm de torque. Dados de fábrica indicam aceleração de 0 a 96 km/h em 5,9 segundos. Há opção de tração integral. Um degrau acima, o 540i terá motor 3.0 com 6 cilindros em linha e potência de 380 cv, além de 53 kgfm de torque. A aceleração neste caso é feita em 4,5 segundos.
O modelo i5, totalmente elétrico, será oferecido nas versões eDrive40 e M60. No primeiro caso, o motor montado na parte traseira entrega 340 cv e 43,8 kgfm de torque, acelerando em 5,7 segundos. Já o M60 adota configuração de motor duplo com quase 600 cv e 83,6 kgfm de torque (função overboost). A aceleração neste caso é realizada em 3,7 segundos, com máxima limitada de 230 km/h.
Ambos adotam bateria com capacidade utilizável de 84,3 kWh. A BMW estima autonomia de 475 km para as versões de tração traseira e 412 km para as variante de tração integral.
O Série 5 2024 é ainda o primeiro modelo de produção da BMW a adotar tecnologia de mudanças de faixa com ativação ocular. Nesse sistema, basta o motorista olhar para os espelhos laterais e deixar o carro fazer todo o trabalho. O dispositivo funciona nas versões equipadas com o assistente de condução "Professional" e opera a velocidades de até 137 km/h.
A marca explica que a ativação ocular só funciona quando a mudança de faixa é sugerida pelo próprio carro, com o motorista confirmando o movimento olhando no espelho retrovisor correspondente. Outro diferencial do G60 é o fato de ser o primeiro BMW a ser oferecido com interior totalmente vegano (livre de couro ou materiais de origem animal).
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