O lançamento da nova picape mais barata da Ram está se aproximando. O modelo que compartilhará a base de Fiat Toro e Jeep Commander vem sendo paulatinamente flagrada em testes, indicando o ritmo acelerado de desenvolvimento da novidade. Enquanto espera-se que ela apareça oficialmente nos próximos meses, a marca revelou um vídeo com as primeiras imagens oficiais da grade e do interior do carro.
O vídeo em si conta com um pouco mais de detalhes o processo de desenvolvimento da nova picape da Ram, que deve chegar como linha 2024 contando com o depoimento de diversos executivos da Stellantis. O material mostra que a marca investirá em luxo e tecnologia com o novo modelo. Em alguns trechos, é possível ver partes da cabine em sua versão final de produção.
Galeria: Ram nacional mostra painel pela primeira vez
Painel com elementos da Jeep
Apesar de o vídeo de teaser mostrar apenas de relance a cabine da nova picape da Ram, já é possível confirmar suas origens enraizadas dentro do grupo Stellantis. O volante, por exemplo, aparenta ser o mesmo utilizado pelo Jeep Commander, mudando apenas o formato da bolsa de airbag com emblema da Ram. A picape também será fabricada em Goiana (PE), de onde ainda saem os produtos da Jeep e da Fiat.
Já o painel de instrumentos exibido no vídeo mostra que a nova picape da Ram aparenta ser a unidade de 10 polegadas de Compass e Commander, mas com novo grafismo para se encaixar na linguagem visual da marca de picapes da Stellantis. O mesmo serve para a tela da central multimídia, que será destacada e instalada na mesma altura do painel de instrumentos.
Entre os outros elementos que são exibidos no vídeo, já podemos esperar que a nova picape de entrada da Ram utilizará bancos redesenhados, trazendo o logotipo da empresa. Já para o seletor de câmbio, podemos observar um botão giratório como o visto nas Ram 1500 Rebel e Limited. No modelo mais barato, porém, o seletor aparenta estar no console central, não no painel como nas irmãs maiores.
Opções de grades e versões
Por fora, o vídeo mostra brevemente algumas das opções de grade que a nova picape mais barata da Ram oferecerá. Já é possível inferir que a novidade terá uma grade alta e levemente inclinada para frente para transparecer uma robustez maior. O formato da peça exibida se aproxima do visto na 1500 Rebel, enquanto o capô entrecortado vai de encontro com o visual da Ram com linhas musculosas.
De acordo com rumores e alguns flagras no passados, podemos esperar 4 opções de acabamento para nova picape nacional da Ram. os compradores poderão escolher entre os acabamentos Big Horn, Laramie, R/T e Rebel. O padrão de nomenclatura é o mesmo adotado internacionalmente pela Ram e distingue cada modelo conforme proposta de mercado (luxo, esportividade ou trabalho).
A Big Horn, por exemplo, será posicionada na base do catálogo e terá os preços mais acessíveis. Por sua vez, a Laramie terá atuação intermediária e se assemelhará às versões homônimas das irmãs 2500 e 3500. Já a R/T, que remonta ao tempos da antiga Dodge Dakota nacional, terá proposta esportiva e promete entregar os melhores números de performance. Por fim, a Rebel terá foco no off-road e receita visual inspirada na versão idêntica da 1500.
Entre os equipamentos, haverá freio de estacionamento com acionamento eletrônico e botão giratório para seleção das marchas, além de estribos com função automática e capota rígida retrátil com acionamento eletrônico. Nas colunas A, haverá alça de mão como nas demais picapes da Ram.
Motorização e desempenho
Sob o capô, o destaque ficará por conta do Hurricane 4 2.0 turbo de 4 cilindros em linha. O propulsor já é usado em outros modelos da Stellantis, como no Jeep Wrangler, e conta com duplo comando variável e injeção direta de combustível. Ainda não se sabe se ele será transformado em flex para o mercado brasileiro. No entanto, no modelo da Jeep com gasolina já entrega 272 cv de potência a 5.250 rpm e 40,8 kgfm de torque a 3.000 rpm.
Apesar dos números ainda não divulgados, a Ram de antemão afirma que a picape será a mais rápida produzida no Brasil. O câmbio automático de 9 marchas - usado pelos diversos produtos da Stellantis - também é dado como certo. A transmissão também será adotada pelas versões turbodiesel. A tração será 4x4 com acionamento eletrônico, da mesma forma que os demais modelos construídos sobre a base Small Wide 4x4.