A nova geração da Toyota Hilux deve ser revelada em 2024 e, pouco depois, o SUV SW4 deve fazer sua estreia, como de costume. Todos os rumores envolvendo a picape média até agora apontam que ela ficará mais próxima da Tacoma, caminhonete feita especialmente para Canadá, Estados Unidos e México. Caso isso aconteça, então também será a inspiração para o utilitário derivado. Assim, surge uma projeção de como o SW4 ficaria com a mesma identidade visual.
A projeção feita pelo artista Kleber Silva do KDesign imagina o novo Toyota SW4 com a frente da picape Tacoma. A adoção deste visual faria com o SUV descartasse a grade larga com acabamento em gomos para utilizar uma entrada de ar bem mais fina e comprida, utilizando uma grelha do tipo colmeia. O logo ficaria mais acima e um pouco menor, junto com uma barra de plástico. Os faróis são bem menores do que o conjunto ótico atual, ainda utilizando LED, e com uma imitação de passagem de ar na parte inferior.
O para-choque é uma parte que muda bastante, por usar um tipo de diferente de skidplate, um pouco menor em comprimento e com um visual bem reto. As luzes de neblina são reposicionadas para ficar nesta peça, mais próximas do centro da parte frontal. Tem muitos vincos saindo da frente em direção à lateral, principalmente na região das caixas de roda e no capô.
A traseira também seguiria a picape, com as lanternas verticais em forma de “C” e um para-choque robusto. Silva incluiu o teto que faltava na picape para fromar o SUV, colocando uma terceira janela considervalmente larga. A tampa do porta-malas parece um pouco mais reta do que o modelo atual, criando uma sensação de que o SW4 teria um design em forma de caixote.
Claro, a esta altura, isso não passa de uma especulção sobre como poderia ser o novo Toyota SW4, visto que a fabricante está longe de apresentar a nova geração. Ainda é possível que a marca aposte em uma estratégia semelhante ao modelo atual, com duas propostas de design, uma mais robusta e outra com uma cara mais refinada, como é o caso da SW4 Diamond vendida por aqui.
Além da inspiração na Tacoma, o SW4, assim como a Hilux, contará com mais algumas coisas vindas da picape norte-americana. Será feita com a plataforma TNGA-F, feita para caminhonetes e SUVs com carroceria sobre chassi. Também receberá uma motorização híbrida e, caso faça como a picape, contará com um sistema híbrido convencional como o do Corolla, usando uma bateria pequena e um motor elétrico para mover o veículo em baixa velocidade. Porém, deve utilizar este sistema em combinação a um propulsor a diesel, ao invés do 2.4 turbo da Tacoma.
A apresentação deve acontecer alguns meses depois da nova Hilux, prevista para 2024, mas o lançamento no Brasil ficará para 2025, com produção na Argentina.
Fonte: KDesign
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota SW4 acompanha Hilux e ganha versão híbrida; veja o que muda
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Toyota Hilux e SW4 têm vendas suspensas por fraude em motores a diesel
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Toyota comemora 2 milhões de Hilux e SW4 produzidos na Argentina
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
Teste: Toyota SW4 Diamond 2024 une luxo com funcionalidade