A BMW não deve demorar para promover importantes mudanças no padrão de nomenclatura de seus carros. De acordo com informações divulgadas no fórum BimmerPost, as novidades já estão a caminho e servirão para criar mais espaço no portfólio para os próximos lançamentos elétricos da empresa. Os detalhes foram adiantados pelo usuário 'ynguldyn' - conhecido por antecipar os planos futuros da marca bávara.
A principal mudança diz respeito ao uso do icônico 'i' no final dos codinomes dos modelos movidos a gasolina. A BMW introduziu o 'i' no batismo de seus carros na década de 1970 para diferenciar os veículos equipados com carburadores daqueles já dotados de injeção de combustível. Ao longo do tempo, a letra virou regra no portfólio.
Agora, o 'i' será deslocado para o início do codinome do carro e, no lugar de designar a presença de motor com injeção de combustível, indicará que o veículo em questão é elétrico. A notícia vem à tona apenas algumas semanas depois de a BMW registrar 43 novos nomes de modelos, nos quais o 'i' foi realocado de acordo com o novo padrão.
Segundo o usuário 'ynguldyn', a nova geração do hatchback 118i deve se tornar apenas 118, enquanto o esportivo M135i mudará para M135. Isso significa que o 118 tradicional a gasolina poderá ser vendido ao lado do i120 puramente elétrico nos próximos anos. No entanto, o informante acrescenta: "ainda falta saber se o mesmo vai acontecer com todos os modelos futuros".
Audi A4 passará a se chamar A5
A virada para eletrificação tem obrigado outras montadoras a ajustarem as nomenclaturas de seus portfólios. A Audi, por exemplo, fará alterações no batismo da próxima geração do A4. Na nova estratégia da marca, codinomes com números pares ficarão reservados para veículos puramente elétricos. Como o próximo A4 ainda terá motores tradicionais (será, inclusive, o último da história a usá-los), a decisão foi rebatiza-lo para A5.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Oficial: BMW confirma nova geração do X3 para o Brasil em 2025
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Novo BMW Série 3: veja em projeção como ficará a próxima geração do sedã
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
BMW X2 M35i xDrive chega ao Brasil mais rápido e potente
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Novo BMW M2 2025 chega aos 480 cv por R$ 647.950 no Brasil