A Toyota prepara-se para lançar o seu terceiro carro híbrido-flex produzido no Brasil, anunciando um investimento de R$ 1,63 bilhão para suas fábricas em Porto Feliz e Sorocaba (SP). O aporte será destinado para um modelo inédito, com lançamento previsto para 2024 e que a fabricante define como um “modelo compacto”. Porém, Motor1.com apurou que será o tão esperado SUV compacto da marca, que ainda não foi revelado e que terá um parentesco com a nova geração do Yaris asiático.

O anúncio do investimento foi feito em uma solenidade no Palácio dos Bandeirantes, junto com o governador do estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas e Samuel Kinoshita, secretário da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo. Na ocasião, Rafael Chang, presidente da Toyota no Brasil, afirma que o apoio do governo viabiliza a execução não só do investimento para construir esse carro, como também o aporte de R$ 61,8 milhões para “a atualização de outro modelo híbrido-flex” também feito em Sorocaba – ou seja, o Corolla Cross. A Toyota já anunciou um investimento para renovar o Corolla sedã em Indaiatuba.

Toyota Yaris Ativ Cross - Projeção

Como ainda é cedo, a Toyota prefere não dar detalhes sobre este carro, confirmando que será vendido em 22 países na América Latina e que terá um motor híbrido-flex montado em Porto Feliz. A marca diz que a previsão de chegada ao mercado brasileiro é em 2024. Porém, fontes ligadas à marca disseram que trata-se de um carro inédito no país, indicando que não será a nova geração do Yaris. Motor1.com já falou algumas vezes que a Toyota trabalha em um SUV compacto para o país, conhecido internamente pelo código D90B.

Iremos conhecer este carro antes disso. É um dos projetos desenvolvidos junto com a divisão asiática, utilizando a plataforma DNGA, uma variante da TNGA criada pela Daihatsu, marca de baixo custo da Toyota. Na Ásia, a mídia local fala sobre uma apresentação confirmada para o 2º semestre, estreando primeiro na Tailândia. Por lá, falava-se sobre usar um motor 1.5 que funcionaria somente como gerador de energia para as baterias, sendo movido por um propulsor elétrico. Porém, no comunicado enviado à imprensa, a Toyota explica o funcionamento do sistema híbrido-flex do novo modelo como sendo semelhante ao do Corolla ou Corolla Cross, usando os dois motores para mover o carro e gerando energia nas frenagens.

O aporte ainda gerará cerca de 700 empregos para as duas fábricas. A Toyota comemora a adesão ao ProVeículo Verde, programa de incentivo ao desenvolvimento e produção de carros mais sustentáveis e menos poluentes feitos no Estado de São Paulo. A fabricante é a única a receber os benefícios no momento, utilizando créditos de ICMS para financiar projetos de investimento para construção ou modernização das fábricas, desenvolver novos carros ou ampliar os negócios no estado.

Projeção: KDesign


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