Nova Ducati Panigale V4S 2023 chega ao Brasil custando mais que VW T-Cross
Superesportiva, por outro lado, entrega bem mais potência que o SUV
A Ducati anunciou a chegada da nova Panigale V4S 2023 ao mercado brasileiro. A superesportiva renovada já está disponível em todas as lojas da marca por aqui com preço sugerido de R$ 162.900. Para efeitos de comparação ainda dentro do Grupo Volkswagen que a Ducati faz parte, a moto é mais cara que todas as versões do VW T-Cross, exceto a mais cara Highline 1.4 turbo, de R$ 165.990.
A versão 2023 da Ducati Panigale 2023 passou por uma série de mudanças. Elas envolveram itens como mecânica, eletrônica, ergonomia, design e até aerodinâmica. Para a última, a empresa redesenhou as asas laterais que aparecem nas carenagens da moto e, agora, entregam 37 kgfm de pressão aerodinâmica a 300 km/h.
Na parte de ergonomia, a Ducati está empregando um novo assento mais plano. Ele foi desenhado para cansar menos em longos períodos de pista. O tanque da Panigale V4S 2023 também foi redesenhado. Além de ganhar mais 1 litro de capacidade, sua ponta próxima ao banco tem novo formato para que o condutor encaixe melhor o corpo na moto.
A mecânica incluiu alguns incrementos no sistema de refrigeração do motor, que permanece sendo um V4 de 1.103 cm3 de capacidade e comando de válvulas desmodrômico (acionamento por engrenagens). Na linha 2023 da Panigale V4S, está entregando 215,5 cv de potência a 13.000 rpm e 12,4 kgfm de torque a 9.500 rpm.
O propulsor ainda é ligado à uma transmissão mecânica de 6 velocidades dotada de quickshifter bidirecional, que teve o funcionamento revisado. A Ducati ainda reprogramou a atuação de diversos sistemas eletrônicos da moto, como o acelerador eletrônico e atuação dos modos de condução. A Panigale V4S 2023 já conta de fábrica com uma série de itens de segurança. Entre eles estão controle de empinada, de atuação de freio motor, de derrapagem, de tração e ABS atuante em curvas.
A moto ainda conta com um chassi de liga de alumínio com o motor fazendo parte da estrutura. Suportando o conjunto, a Ducati emprega amortecedores eletronicamente ajustáveis na Panigale V4S 2023. Todos são fornecidos pela Öhlins e contam com 125 mm de curso na dianteira e 130 mm na traseira. As rodas de 17 polegadas com design de 3 raios são da mesma fornecedora e trazem pneus Pirelli Diablo Supercorsa SP de medidas 120/70 ZR17 e 200/60 ZR17, respectivamente. Para frear, tem dois discos de freio de 330 mm de diâmetro na frente e um na traseira de 245 mm.
VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1.COM
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ducati está trabalhando em nova moto esportiva mais barata com motor V2
Família New City 2025: Modernidade, Tecnologia e Eficiência no Segmento de Compactos
Ducati confirma Desert X para o Brasil e preço encosta nos R$ 100 mil
O futuro da Honda ainda será híbrido, pelo menos até 2030
Depois da Scrambler, Ducati também montará a Multistrada V2 na Argentina
Motor1.com Podcast #275: Os lançamentos mais esperados de 2025
Ducati superou 1 bilhão de euros em faturamento no ano passado