SUVs compactos em abril: Honda HR-V lidera pela 1ª vez desde 2018
Chevrolet Tracker foi o único entre os 5 mais vendidos a ter queda nas vendas
Depois de encerrar o mês de março com alta de quase 30% em relação ao mesmo período do ano anterior, o segmento de SUVs e crossovers compactos registrou crescimento mais modesto em abril. Com 36.697 unidades, ou 24,2% dos 151.721 veículos emplacados no país, a evolução na comparação com abril de 2022 (32.375) foi de pouco mais de 13%. Frente ao mês anterior (44.916), no entanto, a queda foi superior a 18%.
O HR-V foi o grande destaque do período. Preferido por 4.688 consumidores – seu melhor resultado com a nova geração -, o representante da Honda assumiu uma liderança que não ocupava desde outubro de 2018. Apenas 28 unidades atrás do 1º colocado, o Hyundai Creta venceu a disputa contra o VW T-Cross por apenas 68 unidades (4.660 x 4.592), abrindo vantagem no acumulado de 2023.
Galeria: Honda HR-V Touring vs. VW T-Cross Highline vs. Jeep Renegade S
Quarto colocado, o Chevrolet Tracker (4.078) foi o único entre os cinco primeiros com desempenho inferior ao do ano passado. Em alta superior a 40% nos últimos doze meses, o VW Nivus (3.702) completou o top 5 com quase 200 emplacamentos a mais do que um Fiat Pulse (3.502) que perdeu mais de 1/3 de seus compradores no mesmo período.
Com retrações superiores a 30% nas últimas semanas, Jeep Renegade (3.219), Nissan Kicks (3.055), Fiat Fastback (2.466) e Renault Duster (1.377) completaram o top 10. 12º colocado, o Citroën C4 Cactus (344) completou cinco meses consecutivos sem atingir a marca dos mil emplacamentos, algo que pode se repetir com a chegada do novo C3 Aircross às lojas da marca francesa nos próximos meses.
SUVs compactos mais vendidos de abril
SUVs / Crossovers I |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2023 |
ABR/23 |
MAR/23 |
ABR/22 |
% ABR 23 |
% MAR 23 |
VARIAÇÃO ABR/MAR |
VARIAÇÃO 2023/2022 |
1º |
HONDA HR-V |
11157 |
4688 |
4062 |
115 |
12,77% |
9,04% |
15,41% |
3976,52% |
2º |
HYUNDAI CRETA |
20086 |
4660 |
5851 |
4255 |
12,70% |
13,03% |
-20,36% |
9,52% |
3º |
VW T-CROSS |
18760 |
4592 |
5420 |
4569 |
12,51% |
12,07% |
-15,28% |
0,50% |
4º |
CHEVROLET TRACKER |
18574 |
4078 |
5431 |
4409 |
11,11% |
12,09% |
-24,91% |
-7,51% |
5º |
VW NIVUS |
12786 |
3702 |
3210 |
2644 |
10,09% |
7,15% |
15,33% |
40,02% |
6º |
FIAT PULSE |
13555 |
3504 |
4276 |
5520 |
9,55% |
9,52% |
-18,05% |
-36,52% |
7º |
JEEP RENEGADE |
13961 |
3219 |
4674 |
4164 |
8,77% |
10,41% |
-31,13% |
-22,69% |
8º |
NISSAN KICKS |
14378 |
3055 |
4844 |
2473 |
8,32% |
10,78% |
-36,93% |
23,53% |
9º |
FIAT FASTBACK |
11171 |
2466 |
3605 |
0 |
6,72% |
8,03% |
-31,60% |
- |
10º |
RENAULT DUSTER |
7055 |
1377 |
2031 |
1404 |
3,75% |
4,52% |
-32,20% |
-1,92% |
11º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
1581 |
516 |
479 |
859 |
1,41% |
1,07% |
7,72% |
-39,93% |
12º |
CITROËN C4 CACTUS |
1450 |
344 |
564 |
570 |
0,94% |
1,26% |
-39,01% |
-39,65% |
13º |
PEUGEOT 2008 |
569 |
138 |
182 |
289 |
0,38% |
0,41% |
-24,18% |
-52,25% |
14º |
PEUGEOT E-2008 |
171 |
138 |
6 |
0 |
0,38% |
0,01% |
2200,00% |
- |
15º |
KIA STONIC |
368 |
96 |
116 |
81 |
0,26% |
0,26% |
-17,24% |
18,52% |
16º |
SUZUKI JIMNY SIERRA |
353 |
83 |
105 |
64 |
0,23% |
0,23% |
-20,95% |
29,69% |
17º |
RENAULT CAPTUR |
130 |
30 |
42 |
315 |
0,08% |
0,09% |
-28,57% |
-90,48% |
18º |
SUZUKI JIMNY |
47 |
8 |
13 |
85 |
0,02% |
0,03% |
-38,46% |
-90,59% |
19º |
CAOA CHERY TIGGO 3X |
14 |
1 |
4 |
544 |
0,00% |
0,01% |
-75,00% |
-99,82% |
20º |
HONDA WR-V |
1 |
1 |
0 |
6 |
0,00% |
0,00% |
- |
-83,33% |
21º |
TROLLER T4 / TX4 |
7 |
1 |
1 |
9 |
0,00% |
0,00% |
0,00% |
-88,89% |
Total |
146174 |
36697 |
44916 |
32375 |
100,00% |
100,00% |
-18,30% |
13,35% |
VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1.COM
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Honda HR-V sobe de preço e passa de R$ 200.000; veja tabela
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Flagra: novo Honda HR-V 2026 já roda em testes no Brasil
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Honda HR-V 2025 é lançado com facelift; veja o que muda
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Avaliação: Honda HR-V Touring 1.5T e o preço do sucesso