Honda apresentará inédito SUV compacto derivado do City em junho
Crossover terá motor 1.5 e será vendido como alternativa ao HR-V em mercados emergentes
Desenvolvido para brigar diretamente com Hyundai Creta e Volkswagen T-Cross, o novo SUV compacto da Honda para mercado emergentes já tem data marcada para ser apresentado. A Índia será o primeiro país a receber o modelo e, por lá, o lançamento acontecerá no dia 6 de junho em evento em Nova Déli. As vendas serão iniciadas logo na sequência.
O modelo será peça-chave na estratégia de crescimento da Honda no mercado indiano neste ano e terá montagem concentrada na fábrica de Tapukara, no Rajastão. A unidade recebeu investimentos e terá incremento importante no ritmo diário de produção, que passará de 540 para até 660 veículos. A previsão é vender 8.000 unidades mensais do novo SUV.
HR-V ficou de fora da estratégia de SUVs da Honda para a Índia
A lista de concorrentes inclui Hyundai Creta, Skoda Kushaq, Kia Seltos, Volkswagen Taigun (T-Cross local) e Toyota Urban Hyryder. Na prática, o novo SUV desempenhará na Índia o papel que no Brasil cabe ao HR-V. Por lá, o HR-V nunca foi lançado e por isso a marca está desenvolvendo crossover inédito para comercializar localmente.
Apesar dos detalhes ainda limitados, tudo indica que o modelo terá aproximadamente 4,3 metros de comprimento e tomará como base a plataforma do City (o sedã é atualmente o principal produto da Honda na Índia). Em 2021, a marca registrou no país o batismo “Elevate”, dando pistas de como deverá se chamar o futuro SUV.
No interior, tudo indica que o crossover contará com o mesmo esquema digital visto em lançamentos recentes, como as novas gerações de Accord e CR-V. Nesse sentido, são esperados quadro de instrumentos digital de 10,2 polegadas e central multimídia de 12,3 polegadas. A arquitetura eletrônica será totalmente nova para acomodar os sistemas.
Sob o capô, são esperados motores 1.5 a gasolina e 1.5 turbodiesel, associados ao câmbio manual ou automático do tipo CVT. Haverá ainda variantes híbridas, seguindo tendência já vista dentro da marca em outros modelos, como os sedãs City e Civic.
VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Honda quer expulsar a Renault da fusão com a Nissan, diz relatório
Crédito pode salvar mercado de automóveis em 2025
Honda HR-V aumenta de preço antes da reestilização no Brasil
Primeira Ferrari particular de Michael Schumacher vai a leilão
Honda passa na frente da Mitsubishi e planeja ter SUV da Nissan
Ram Rampage 2025 ganha ADAS mais completo e preços sobem até R$ 6.000
Fusão Honda-Nissan: agências vêem ação como positiva, mas arriscada