A GWM Brasil recebeu o Vice-presidente da República e Ministro da Indústria, Geraldo Alckmin, em cerimônia em fábrica para anunciar a data do início de produção do primeiro veículo no Brasil. Nesta ocasião, aproveitou pedir ao governo a elaboração de um plano estratégico para que o país possa se tornar grande produtor de veículos híbridos e elétricos.
Entre as propostas, a GWM sugeriu a adoção de um plano nacional, que beneficiara todas as montadoras instaladas no país, com benefícios equivalentes aos do Regime Automotivo do Nordeste, porém, aplicado somente para a produção de veículos híbridos e elétricos. Esta proposta, inspirada no programa nordestino, as montadoras teriam a concessão de créditos presumidos de IPI relacionados às contribuições de PIS e Cofins.
Nesta conversa reservada, Ricardo Bastos, diretor de relações institucionais da GWM, disse que o Vice-presidente recebeu muito bem a proposta. Considerando o mesmo formato do programa nordestino, o subsídio poderia chegar a 11,6% do IPI, o que seria um importantíssimo para a chegada de novos investimentos para colocar o Brasil na rota do mundial dos veículos eletrificados.
Na sequência, Motor1.com teve a oportunidade de falar diretamente com o vice-presidente sobre como o governo está avaliando essas possibilidades. Alckmin disse: “Queremos trazer a indústria de eletrificados para o Brasil. Todo o compromisso com a descarbonização e o estímulo para os elétricos vamos explorar em aprimoramentos no Rota 2030. O objetivo é ter elétricos fabricados aqui.”
GWM Poer mostrada no Brasil chegará atualizada em 2024
Diferente da gestão anterior, o governo atual está de fato muito mais atento à questão ambiente, incluindo uma estratégia que inclua a eletrificação como uma das vias para o país. Na conversa que tivemos com Alckmin, ele ressaltou que acredita num consenso e que neste momento estão "ouvindo todas as montadoras, todas as indústrias e empresas" para que seja construído um plano benéfico para o país e que estimule a reindustrialização.
Nelita Michel, Prefeita de Iracemapólis, James Yans, CEO da GWM Brasil, Geraldo Alckmin, Vice-presidente do Brasil, Zhu Qingqiao, Embaixador da China e Ricardo Bastos, Diretor de Relações Institucionais e Governamentais da GWM Brasil
Em seu discurso, na fábrica da GWM, o vice-presidente destacou a importância dos investimentos em tecnologias para descarbonização, inclusive o hidrogênio, colocando a GWM como uma indústria de vanguarda. "O mundo inteiro comprometido. Ou é agora, ou é tarde demais para a gente descarbonizar, diminuir esse lançamento de carbono na atmosfera. E aí não é apenas mais uma fábrica, mas é uma fábrica na vanguarda da tecnologia, carros híbridos, etanol que é uma energia limpa e elétrica", disse Alckmin.
Aproveitando duas importantes visitas na última semana, a do Vice-presidente da República e do Governador do Estado de São Paulo, a GWM Brasil mostrou, em um ambiente reservado, diversos modelos e tecnologias que chegarão ao país nos próximos anos.
Ora Funky Cat GT é modelo 100% elétrico
Além dos já lançados no Brasil, Haval H6 HEV, PHEV e GT, também foram mostrados outros puramente elétricos e com variações dos conjuntos híbrido plug-in. Motor1.com teve acesso aos modelos Tank 300, Haval Jolion, WEY Coffe 01, Tank 500 PHEV e o elétrico Ora Funky GT.
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