Citroën C4 X, que mescla SUV com sedã, tem design registrado no Brasil
Crossover foi apresentado na Europa em meados de 2022 como "alternativa única aos hatchbacks e SUVs"
Apresentado no mercado europeu em meados de 2022, o Citroën C4 X acaba de dar as caras no Brasil através de registros de patente. A marca solicitou direitos sobre o desenho do modelo junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) e detalhes do processo já podem ser consultados, como as imagens da galeria abaixo.
O modelo toma como base a nova geração do C4 europeu e é definido pela marca como "alternativa única aos hatchbacks e SUVs". O design, claramente, é o principal chamariz e mistura elementos de SUV e sedã. Dianteira e laterais são em grande parte compartilhadas com o C4, enquanto a traseira tem caimento do teto típico de cupês. Destaque para a tampa do porta-malas que abre separada do vidro, como um sedã tradicional.
Galeria: Citroën C4 X - Registro no Brasil
Ao todo, são 4.600 milímetros de comprimento, 1.800 mm de largura e 1.525 mm de altura, além de 2.670 mm de distância entre-eixos. O porta-malas é amplo, graças ao novo estilo da traseira, e acomoda 510 litros. No portfólio europeu da Citroën, o C4 X fica posicionado acima do C4 tradicional (uma geração à frente do Cactus vendido no Brasil) e abaixo do C5 X, que também adota design com estilo diferenciado.
Dependendo do mercado, são oferecidos motores tradicionais 1.2 turbo a gasolina de 102/130 cv e 1.5 turbodiesel de 130 cv. O câmbio pode ser manual de 6 marchas ou automático de 8 velocidades. Já em regiões específicas, o C4 X é oferecido unicamente com motor elétrico de 136 cv de potência e 26,5 kgfm de torque, além de baterias de 50 kWh. A autonomia 360 km, com aceleração de 0 a 100 km/h em 9,7 segundos e máxima de 150 km/h.
O procedimento de registro, vale lembrar, é comum quando montadoras querem lançar modelos novos no mercado nacional ou resguardar direitos sobre design e nomenclaturas. Não significa necessariamente que o carro será vendido por aqui, mas desde já demonstra certa movimentação e possível interesse. Por aqui, o C4 X poderia ocupar o lugar deixado pelo finado C4 Lounge e ser oferecido como modelo topo de linha no portfólio nacional da marca.
VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE:
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Citroën apresenta novos C4 e C4x reestilizados no Salão de Paris
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Novo Citroën C4 europeu pode ser lançado na Argentina em 2023
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Novo Citroën C4 vira crossover-cupê para substituir C4 Cactus na Europa
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Novo Citroën C4 será revelado dia 30 primeiro na versão elétrica