page ad skin

Toyota Hilux GR-Sport quase teve motor V6 biturbo com 400 cv

Ideia inicial era equipar versão com motor do Dakar, revelou executivo da divisão Gazoo Racing

Toyota Hilux GR-Sport 2023

Presente no portfólio da Toyota desde o final de 2018, a versão preparada GR-Sport da picape Hilux recebeu recentemente novidades e se consagrou como a mais poderosa da gama. Originalmente, porém, a variante poderia ter sido ainda mais capaz e potente, conforme revelou recentemente em entrevista Daniel Herrero.

Ex-presidente da Toyota Argentina e atualmente coordenador da divisão esportiva Gazoo Racing, Herrero confessou em entrevista que a ideia inicial do projeto quase não foi aceita pela matriz do Japão e que o plano era equipar a Hilux com motor V6 biturbo de 400 cv de potência. "Eu queria o motor do Dakar", disse.

Toyota Hilux GR-Sport 2023

Segundo o chefão, a ideia da versão foi apresentada para executivos japoneses e acabou não sendo acolhida inicialmente. "A Gazoo Racing é de pista, não off-road. Não estamos interessados, não vamos fazê-lo", teria dito a matriz. No entanto, Herrero estava mais do que convencido do projeto e levou a ideia adiante.

"Eu já tinha o 'não' dos gerentes gerais e fui em uma reunião com Tomoyama [atual diretor de vendas] naquela mesma tarde. Perguntei à secretária onde ela ia se sentar, fui antes e coloquei uma foto da picape na mesa. Sentei-me ao lado dele com as fotos e quando ele as viu ele disse: 'que bela caminhonete, exatamente o que precisamos para a Gazoo Racing'. Eu disse: trabalhamos nela nos últimos seis meses!".

A conversa foi proveitosa e Tomoyama logo aprovou o projeto, disse Herrero. "Quando ele aprovou, eu disse que primeira que fizermos seria exportada para o Japão para ele". A promessa foi cumprida e, pela primeira vez, a Argentina exportou um carro para o Japão.

O motor V6 de 400 acabou ficando pelo caminho, mas a Hilux GR-Sport saiu do papel e hoje está na sua melhor forma. Conta com motor 2.8 turbodiesel de 224 cv de potência e 56 kgfm de torque, além de câmbio automático de 6 marchas e tração 4x4. Entre outras exclusividades, tem bitolas mais largas, suspensão com braços dianteiros modificados, nova barra estabilizadora e freios a disco nas quatro rodas.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com
Edição atual
Brasil
INSCREVA-SE GRÁTIS

Deixe seus comentários