Presente no portfólio da Toyota desde o final de 2018, a versão preparada GR-Sport da picape Hilux recebeu recentemente novidades e se consagrou como a mais poderosa da gama. Originalmente, porém, a variante poderia ter sido ainda mais capaz e potente, conforme revelou recentemente em entrevista Daniel Herrero.
Ex-presidente da Toyota Argentina e atualmente coordenador da divisão esportiva Gazoo Racing, Herrero confessou em entrevista que a ideia inicial do projeto quase não foi aceita pela matriz do Japão e que o plano era equipar a Hilux com motor V6 biturbo de 400 cv de potência. "Eu queria o motor do Dakar", disse.
Segundo o chefão, a ideia da versão foi apresentada para executivos japoneses e acabou não sendo acolhida inicialmente. "A Gazoo Racing é de pista, não off-road. Não estamos interessados, não vamos fazê-lo", teria dito a matriz. No entanto, Herrero estava mais do que convencido do projeto e levou a ideia adiante.
"Eu já tinha o 'não' dos gerentes gerais e fui em uma reunião com Tomoyama [atual diretor de vendas] naquela mesma tarde. Perguntei à secretária onde ela ia se sentar, fui antes e coloquei uma foto da picape na mesa. Sentei-me ao lado dele com as fotos e quando ele as viu ele disse: 'que bela caminhonete, exatamente o que precisamos para a Gazoo Racing'. Eu disse: trabalhamos nela nos últimos seis meses!".
A conversa foi proveitosa e Tomoyama logo aprovou o projeto, disse Herrero. "Quando ele aprovou, eu disse que primeira que fizermos seria exportada para o Japão para ele". A promessa foi cumprida e, pela primeira vez, a Argentina exportou um carro para o Japão.
O motor V6 de 400 acabou ficando pelo caminho, mas a Hilux GR-Sport saiu do papel e hoje está na sua melhor forma. Conta com motor 2.8 turbodiesel de 224 cv de potência e 56 kgfm de torque, além de câmbio automático de 6 marchas e tração 4x4. Entre outras exclusividades, tem bitolas mais largas, suspensão com braços dianteiros modificados, nova barra estabilizadora e freios a disco nas quatro rodas.
Fonte: Motor1.com Argentina
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota lança Hilux e SW4 2025; veja os preços e o que muda
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Toyota Hilux Champ para o Brasil vira dúvida diante do 'custo Argentina'
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são básicos
Toyota mostra Hilux movida a biogás desenvolvida pela engenharia do Brasil
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Oficial: essa é a primeira Toyota Hilux híbrida do mundo